Dando continuidade às iniciativas da campanha “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo do Amapá ilumina espaços e órgãos públicos com a cor azul, para reforçar ações de inclusão e respeito em Macapá.
Além do Palácio do Setentrião, no Centro da capital, que recebeu o acendimento de luzes azuis no início do mês, o Viaduto da Integração Evandro Machado de Andrade, que interliga as Rodovias Duca Serra e do Centenário, na Zona Oeste, também passa a ser iluminado com holofotes que destacam a estrutura inferior do elevado. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap).
“A iluminação ficará permanente e, dependendo do que se vai comemorar nos próximos meses, mudaremos as cores nestes locais”, pontua o secretário de Estado de Transportes, Marcos Jucá.

O gesto simbólico é uma forma de reforçar a conscientização e as ações do Governo do Amapá sobre a causa, que se estendem ao longo de todo o mês para promover a inclusão das pessoas com autismo. Entre as iniciativas, estão sessões adaptadas de cinema, iluminações especiais em pontos turísticos da capital, como a Fortaleza de São José de Macapá, e formações continuadas para professores, reforçando o compromisso com a educação inclusiva e o respeito à neurodiversidade.
O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Fonte: Agência de Notícias do Amapá