A reforma e reestruturação realizada pelo Governo do Amapá na Escola Estadual Munguba do Jari, entregue na segunda-feira, 7, no município de Vitória do Jari, fez a alegria de toda a cidade, mas principalmente da comunidade escolar. Agora, estudantes e profissionais da educação poderão usufruir de um espaço bonito, seguro, confortável e que atende a necessidade dos cerca de 550 alunos.
📸 FOTOS: Governo do Amapá entrega reforma e adaptação da Escola estadual Munguba em Vitória do Jari

Por ser uma instituição que oferta o ensino em tempo integral, com a permanência dos estudantes nos horários desde o início da manhã até a tarde, a alimentação é fundamental para a energia, saúde e nutrição durante as atividades pedagógicas.
A reforma incluiu a ampliação da cozinha, proporcionando um ambiente mais amplo para a produção de alimentação escolar. A nova estrutura conta com divisões como despensa, depósito, paneleiro e lavatório, o que ajudará na organização, higiene, segurança alimentar e conforto para a equipe de cozinheiras da instituição.
Todos os serviços e melhorias realizados na escola pelo Governo do Amapá fizeram, a alegria das merendeiras, como a Ana Maria Duarte, de 63 anos, que atua na Escola Munguba do Jari há 24 anos. Segundo ela, agora as dificuldades foram superadas.
“Quando eu cheguei aqui a escola era de madeira, passamos por muitas fases. A nossa cozinha era bem pequenininha e muito, muito quente. Hoje não, a escola está nova, linda e ganhamos tudo novo, graças a Deus”, conta Ana Maria.

A cozinha, que agora é climatizada, ainda recebeu novos equipamentos, como fogões, geladeiras, freezer, fornos, bancadas, panelas, louças e todos os utensílios necessários para seu funcionamento. A área do refeitório também ganhou novas mesas e cadeiras para os horários de refeições, além de dois bebedouros.
20ª escola entregue
A Escola Estadual Munguba do Jari é 20ª obra em escolas, sendo a terceira no Vale do Jari, entregue pela atual gestão do Governo do Amapá, que iniciou em 2023. A reforma teve o orçamento de R$ 1,8 milhão investido nos serviços de reestruturação, substituição de louças, metais e acessórios nos banheiros e cozinha, reforma das instalações hidráulicas e de esgoto, além de substituição de pisos e revestimento cerâmico, troca de forro e telhado, adaptações para acessibilidade, pintura geral, entre outros.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá