No dia mundial sobre a conscientização do Autismo, 2 de abril, o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou a Ordem de serviço que dá início a construção da segunda Clínica-escola ‘Coração Azul’, em Macapá, a nova clínica será localizada na Zona Norte da cidade e funcionará como centro educacional e ambulatorial especializado no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com um investimento total de 2,8 milhões de reais, provenientes de emenda parlamentar do deputado Vinicius Gurgel e contrapartida do Tesouro Municipal, a construção dessa unidade representa um passo importante na ampliação da rede de apoio às crianças autistas e suas famílias.
Francilene Vaz é prova viva de como a construção da Clínica-escola é uma iniciativa de política pública necessária. Como autista, ativista social e mãe atípica, ela compartilha sua satisfação ao saber que a gestão está implementando políticas para promover o desenvolvimento dessas crianças, o que beneficiará muitas famílias.
“Desde a inauguração da primeira clínica-escola, tenho pedido, em nome da comunidade, a construção de uma unidade na Zona Norte. Mais uma vez, fomos atendidos. Este espaço é importante para desenvolver o potencial de cada criança que necessita de uma atenção especial”, disse.
O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ressalta que a Clínica-escola terá capacidade para atender aproximadamente 300 alunos e contará com uma equipe multiprofissional de atendimento especializado, como odontólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e outros profissionais.
“Temos profissionais altamente capacitados para fornecer suporte integrado às crianças autistas, assegurando um ambiente propício para o seu desenvolvimento. A construção da segunda clínica soma em conjunto com outros projetos e políticas já implementados o compromisso da nossa gestão para a causa autista”, afirmou.
A estrutura da unidade terá uma área de 900m², planejada para atender às necessidades específicas das crianças com TEA. Isso inclui uma recepção acolhedora, salas dedicadas à estimulação sensório-motora, seis consultórios multiprofissionais para atendimento especializado e até mesmo uma piscina dedicada à terapia em grupo e individual.
“A gestão compartilhada entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, permite que sejam desenvolvidas atividades e projetos que auxiliam na estimulação sensório-motora dos alunos atípicos. Promove o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e melhora sua qualidade de vida”, destaca Erica Aymoré, secretária Municipal de Saúde.
O deputado Vinícius Gurgel destaca que toda a comunidade se beneficia das políticas mais inclusivas e compassivas. Por essa razão, ele contribui, através de emendas parlamentares, para a implementação de outros projetos que promovam a inclusão e oportunidades para todos.
1ª CLÍNICA-ESCOLA CORAÇÃO AZUL
A primeira Clínica-escola Coração Azul foi inaugurada em maio de 2022 e se tornou referência no atendimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O centro é pioneiro em ofertar serviços educacionais e clínicos para crianças autistas em Macapá.
Atende 300 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, além de psicopedagogo, educador físico e assistente social.
TEATENDEMOS
A Prefeitura lançou o projeto ‘TEAtendemos’ em abril de 2023. Desde o início do projeto 3.784 crianças já receberam atendimento para o diagnóstico do TEA.
Programa da celeridade à atual fila de espera no atendimento para pacientes que aguardam emissão do laudo para o TEA na rede municipal de saúde.
Equipamentos de saúde que realizam os atendimentos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Macapá:
- Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi)
- Centro Especializado em Reabilitação (CER)
- Clínica-escola Coração Azul
- Cantinho Coração Azul (UBS São Pedro)
- TEAtendemos – Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (CEPPAES)
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
Em fevereiro de 2022, foi criada a caderneta de alimentação inclusiva que serve como documento de identificação para estudantes com restrições alimentares, facilitando o acompanhamento nutricional e psicológico. Em abril de 2022, a prefeitura lançou o programa “Nutrição no TEA”, com o objetivo de fazer o acompanhamento nutricional de crianças autistas nas escolas municipais.
O programa faz parte do pacote de medidas da gestão para melhorar a qualidade dos serviços prestados
aos alunos com transtorno.
INVESTIMENTOS DA GESTÃO NA CAUSA
Em novembro de 2022, a gestão entregou novos equipamentos à Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), equipamentos para oferecer um ambiente mais estruturado e adequado aos colaboradores e alunos do local. A mobília e o veículo foram adquiridos por meio de emenda parlamentar no valor de R$250 mil, articulada pelo deputado federal Camilo Capiberibe.
Em março de 2022, o município equipou o prédio da AMA com 18 centrais de ar, adquiridas com recurso de emenda parlamentar dos deputados federais Camilo Capiberibe (PSB) e Marcivânia Flexa (PCdoB). A AMA oferece suporte, avaliação, atendimento e assessoramento educacional às pessoas com autismo, para famílias e comunidade escolar.
Além disso, profissionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Primária atuam no local. São fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos que dão suporte nas atividades desenvolvidas pela associação.
Em maio de 2022, entregou uma sala odontológica completa à comunidade. O consultório funciona dentro da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), no bairro Fazendinha.
LAZER E INCLUSÃO
Durante os eventos culturais realizados pela Prefeitura, o público pode contar com um espaço reservado para crianças autistas e para Pessoas com Deficiência (PCD). O local fica situado em áreas estratégicas e de ampla visão para o palco, garantindo o conforto e a inclusão de todos.
O “Mergulho da Inclusão” é uma iniciativa que reforça as práticas integrativas desenvolvidas pelo município. Pessoas com Síndrome de Down, autismo e paralisia cerebral, participam de um dia de lazer, com banho de rio no balneário da Fazendinha.
O projeto conta com equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que foram capacitadaspara receber o público específico que faz parte do programa “Praia Acessível”, uma ação direcionada às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A atividade disponibiliza cadeiras anfíbias para acesso ao banho de rio, na praia da Fazendinha.
Confira mais fotos: