Alunos da rede estadual mostram projetos na Feira Científica Paraná Faz Ciência
Alunos da rede estadual de ensino vão apresentar seus projetos na 1ª edição da Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência (FECCI), que começa nesta terça-feira (4) e segue até quinta-feira (6), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Neoville, em Curitiba. O evento é gratuito, aberto ao público e tem o objetivo de dar visibilidade a trabalhos científicos desenvolvidos na educação básica do Estado.
Foram ofertadas vagas para equipes de expositores, formadas por no máximo três estudantes, um professor orientador e, se houver, um coorientador. Estes grupos são distribuídos em três níveis de participantes: Kids, Junior e Jovem.
A FECCI Kids é destinada a estudantes do Ensino Fundamental I, de 4º e 5º anos; a Junior é para alunos do Ensino Fundamental II, e a Jovem, para estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A lista dos projetos participantes foi divulgada no edital publicado no dia 15 de setembro, com mais de 380 expositores selecionados.
A Feira é realizada pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência, com apoio da Fundação Araucária, da Secretaria de Estado de Educação (Seed-PR) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
RESÍDUOS SÓLIDOS – Um dos projetos é sobre resíduos sólidos e foi produzido pelos alunos do Clube de Ciências STEAM do Colégio Estadual Teotônio Vilela, em Curitiba, que utilizaram a aprendizagem baseada em jogos para abordar o tema com professores. A iniciativa teve início com a aplicação de um questionário à comunidade, incluindo alunos e professores, com o objetivo de compreender hábitos, dúvidas e conhecimentos relacionados ao manejo de resíduos. A partir dos resultados, os alunos desenvolveram um circuito de jogos educativos, que incluía tabuleiros, jogos da memória e quizzes eletrônicos.
“A ideia foi que os professores utilizassem os jogos de uma maneira lúdica e conseguissem tratar melhor o conteúdo do que com uma palestra, por exemplo´. Além disso, a intenção foi que também os professores pudessem aprender um pouco mais sobre resíduos sólidos baseado nas dúvidas que tinham e que foram apontadas no questionário”, explica a professora coordenadora do projeto, Francini Vila dos Santos.
DESAFIOS – A metodologia de educação do Clube STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) prevê a integração dos alunos com essas disciplinas, através de projetos científicos, possibilitando ao estudante se preparar para desafios como cidadão e no mercado de trabalho.
Para Alice Dziedicz Pereira, aluna participante do Clube e do projeto, o momento mais divertido foi aplicar os jogos e acompanhar o retorno dos professores. “Esse trabalho mostrou para a gente que a educação não precisa ser só maçante, com quadro e giz. Ela pode ser aplicada com jogos. Então jogando e se divertindo, você também pode aprender”, destaca.
NAPI PARANÁ FAZ CIÊNCIA – O Paraná Faz Ciência (PrFC) integra o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) como ferramenta para agregar iniciativas de divulgação científica e educação para a ciência. O objetivo é tornar o Paraná uma referência global em produção e divulgação científica, garantindo investimentos em pesquisa, apoio institucional e valorização da ciência e dos cientistas.
