ALPB homenageia promotora Rosane Maria Araújo com Medalha Epitácio Pessoa
Notícias
Publicado em 3 de novembro de 2025 às 19:06
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta segunda-feira (3), a Medalha Epitácio Pessoa à promotora Rosane Maria Araújo e Oliveira durante solenidade no plenário da Casa, reunindo autoridades, amigos e familiares da homenageada. A honraria foi proposta pelo deputado Bosco Carneiro, que destacou a contrinuição do trabalho da promotora para o Ministério Público Estadual (MPPB) e a toda a sociedade paraibana.
Segundo o deputado, Rosane Maria Araújo é uma figura proeminente na defesa dos direitos da mulher e no combate à violência doméstica. “Seu exemplo de conduta e dedicação é inspirador para as mulheres paraibanas. Destaco a sua atuação incisiva na defesa dos direitos das mulheres, especialmente no combate à violência doméstica, e sua participação em diversas comissões nacionais permanentes. Em reconhecimento a seu notável trabalho na Paraíba, propusemos esta homenagem, com o apoio unânime dos deputados”, declarou.
A deputada Silvia Benjamin também expressou sua satisfação em participar da sessão em homenagem a promotora, que tem papel de destaque em defesa ddos direitos das mulheres na Paraíba. “É com grande orgulho que participo deste momento singular para todos nós, e especialmente para as mulheres desta Casa, em particular, para homenagear a Doutora Rosana Araújo”, disse.
Em seu discurso, a homenageada compartilhou sua gratidão e emoção. “A honra de receber tal reconhecimento é imensurável, pois me vejo como um trabalhador incansável, que se dedica diariamente à sua missão. Executo minhas tarefas com a mesma dedicação, e confesso que este reconhecimento me surpreende e excede minhas expectativas. Creio que, quando a providência divina age, ela toca corações e mentes. E aqui estou, vindo de Itabaiana, de um distrito humilde, representando esse povo”, afirmou.
Muitos dos convidados também destacaram a importância da luta da promotora pelos direitos das mulheres, servindo de inspiração para todos os presentes e para a sociedade paraibana.
Mais sobre a homenageada
Rosane Araújo é conhecida por seu trabalho na Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e por promover a discussão sobre a importância da educação e da prevenção para acabar com a cultura da violência de gênero. Ela também integra o Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (GEDIR) do MPPB.
A promotora frequentemente participa de eventos, rodas de conversa e programas de rádio para discutir a Lei Maria da Penha e a atuação do Ministério Público na proteção das mulheres. Ele viveu durante anos em Guarita, distrito do município de Itabaiana, em uma família de oito filhos.
											
				
