InícioAlegoVirmondes Cruvinel quer criar dia para homenagear secretários municipais de saúde

Virmondes Cruvinel quer criar dia para homenagear secretários municipais de saúde

Projeto de lei apresentado pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB) visa homenagear o trabalho dos secretários municipais de saúde com a instituição de um dia estadual dedicado a eles.

A data sugerida na propositura, que tramita com o número 23.296/24, é 28 de setembro, coincidindo com o Dia do SUS, data que marca também a regulamentação do Sistema Único de Saúde no Brasil em 1990, por meio da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90).

Segundo a matéria, entre os objetivos de se criar o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde estão: reconhecer e valorizar a atuação dos secretários municipais de saúde como gestores de políticas públicas de saúde nos municípios goianos, promover atividades de capacitação, eventos científicos, seminários, palestras e debates voltados à melhoria da gestão da saúde pública municipal e facilitar a articulação entre os diversos níveis de governo e instâncias de controle social, visando o aprimoramento das políticas de saúde.

Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que a instituição da data é um reconhecimento da importância e do impacto do trabalho realizado pelos secretários na promoção da saúde pública e na melhoria da qualidade de vida da população goiana. “O secretário municipal de saúde desempenha um papel central na articulação e execução de políticas públicas de saúde, sendo a principal autoridade sanitária em nível local e, portanto, responsável por implementar o Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios.”

Cruvinel destaca os desafios enfrentados pelos profissionais, principalmente, em um estado com realidades econômicas tão diversas, como Goiás, o que para ele, aumenta a pressão sobre os secretários.

O parlamentar também entende que dedicar um dia aos secretários de saúde dos municípios reforça o compromisso do Estado com a valorização da saúde pública e dos profissionais que atuam no setor.

O legislador anota que seu projeto também visa fortalecer a ideia de que o desenvolvimento de políticas públicas de saúde no âmbito municipal não pode ser subestimado. “Muitos dos programas nacionais do SUS, como a Estratégia de Saúde da Família, a Política Nacional de Atenção Básica e o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), só conseguem alcançar seus objetivos graças à dedicação e ao comprometimento dos Secretários Municipais de Saúde, que adaptam e aplicam essas diretrizes conforme as necessidades e as realidades locais”, alega.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA