Virmondes Cruvinel pretende instituir a Política de Prevenção e Conscientização às Amputações em decorrência de diabetes

0
111

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei que têm por objetivo instituir a Política Estadual de Prevenção e Conscientização às Amputações em decorrência de diabetes ou provocada por lesão física ou trauma.  A matéria foi protocolada sob o nº 7730/23.

A campanha tem como objetivos reduzir a incidência de amputações decorrentes de complicações do diabetes e traumas físicos, além de promover a educação e a conscientização da população sobre os riscos associados à doença, de modo a fortalecer as redes de atendimento para prevenção, tratamento e reabilitação das pessoas em risco ou que sofreram amputação.

Para tal, o projeto determina a implementação de campanhas educativas, a capacitação de profissionais de saúde para a detecção precoce e tratamento adequado para os casos de complicação. Assim, a matéria autoriza ao Poder Público à promoções de parcerias com entidades de saúde, ensino, pesquisa, sociedade civil e o setor privado, intrigando ações entres diferentes níveis de atenção à saúde.

Para justificar a iniciativa, o deputado ressaltou que pesquisas do Ministério da Saúde que evidenciam: 7,5% da população goiana apresenta diagnóstico médico de diabetes e na última década o estado registrou um crescimento de 40% dos casos. Cruvinel também apontou que “  a amputação é uma das complicações mais graves e debilitantes relacionadas ao diabetes, especialmente quando há falta de controle adequado da glicemia ou quando ocorrem lesões negligenciadas. No âmbito nacional, estima-se que a cada 30 segundos ocorre uma amputação no mundo devido ao diabetes. Embora dados específicos sobre Goiás sejam escassos, sabe-se que a realidade do estado não é distante dessa média global”.

A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda o parecer do relator deputado Coronel Adailton (solidariedade). 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias