InícioAlegoUniversitários no Legislativo

Universitários no Legislativo

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) deu continuidade, na manhã desta segunda-feira, 13, às atividades oficiais do Programa Parlamento Jovem, que oferece a estudantes universitários, acima de 18 anos, a oportunidade de simular a jornada no âmbito Legislativo, e visa aproximar os jovens do Poder Público, contribuindo para a formação cidadã e educação política dos acadêmicos. 

Os alunos participantes do Programa Parlamento Jovem puderam vivenciar, hoje, a experiência de serem deputados, com a simulação de sessão ordinária no Plenário Iris Rezende Machado. A sessão começou às 8h30, com apresentação de matérias, votação de requerimentos e Pequeno Expediente.

Instalado no dia 16 de outubro deste ano, em sessão solene comandada pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), o programa funciona, na prática, como uma extensão acadêmica, despertando nos jovens o interesse pela atividade parlamentar, formando cidadãos conscientes sobre o real papel das instituições políticas, dando a oportunidade aos alunos de simularem a jornada de trabalho dos deputados estaduais e o exercício de suas habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum. 

O processo seletivo para participar do programa foi feito a partir da inscrição dos interessados e de entrevistas realizadas na Alego. Após as entrevistas, a equipe de seleção escolheu as melhores propostas e os melhores argumentos. 

Mariza Barbosa, coordenadora do projeto, ressaltou que o objetivo é mostrar aos jovens como é o funcionamento do Poder Legislativo, permitindo que passem por todos os procedimentos parlamentares, como elaboração de um projeto de lei para ser apresentado e votado em plenário e nas comissões.

Molzer Felix é estudante do 5ª período de ciências sociais e políticas públicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), presidente do Centro Acadêmico e um dos participantes do programa, representando o Partido dos Trabalhadores (PT). Ele declara que esta é uma experiência grandiosa, pois o Parlamento Jovem é uma oportunidade de mostrar para a sociedade goiana o que de fato pensam os jovens.

“Tenho muito orgulho de ser um dos primeiros jovens trans a estar aqui dentro, fazendo parte de um projeto desta casa. Essa representatividade é de suma importância, que, inclusive, já devia ter acontecido”, pontua.

Keila Calaça cursa direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e faz parte do projeto como parlamentar do (MDB). Ela compartilhou sua experiência e a relevância da representatividade da mulher no Parlamento. “ Infelizmente, ainda temos pouca representatividade da mulher na política, falta ainda investimento, recursos e, principalmente, oportunidades para muitas mulheres. É muito importante podermos fazer parte de um projeto como esse, para usarmos nossa voz e estimularmos outras mulheres a entrarem na política”.

Simulação da CCJ 

Outra simulação desenvolvida pelo Parlamento Jovem foi na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, na oportunidade, os deputados e deputadas simulandos realizaram a eleição para a presidência e vice-presidência da CCJ. A vereadora por Goiânia, Aava Santiago (PSDB), também marcou presença no encontro.

Duas chapas disputaram os cargos da CCJ, a primeira chapa foi composta pela coligação PT – PSB, com os deputados Cauan Santana (PT) e João Carvalho (PSB) para a presidência e vice-presidência, respectivamente. A segunda chapa foi apresentada pelo União Brasil (UB) e teve como nomes o deputado Serjão para a presidência e Lucas Souza para vice-presidente. A chapa nº1, formada pela coligação PT- PSB, foi eleita com nove votos.

Ao agradecer aos pares pelos votos recebidos, o presidente eleito da Comissão, deputado Cauan Santana, afirmou que pretende discutir política com seriedade, na construção de políticas públicas por jovens comprometidos. O vice-presidente eleito, João Carvalho, agradeceu a confiança do partido e reiterou que os trabalhos deverão ser guiados “com ética e profissionalismo, mantendo a coerência com nossas leis máximas, a Constituição Federal e Estadual”. 

A solenidade de encerramento do programa será realizada com a entrega de certificados, no Plenário Iris Rezende Machado, e está programada para o dia 17 de novembro, às 18h.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA