O encerramento das convenções partidárias, no dia 5 de agosto, cravou os candidatos às 246 prefeituras do Estado de Goiás. Ao todo, 644 nomes estão na corrida que terminará, na maioria absoluta dos casos, no próximo dia 6 de outubro, fato que poderá trazer mudanças na composição do Parlamento estadual.
Conforme mostrado pela Agência Assembleia de Notícias, cinco dos 41 deputados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) disputam a cadeira de prefeito em seus municípios. São eles: Antônio Gomide (PT), Dr. George Morais (PDT), Gugu Nader (Agir), Renato de Castro (UB) e Karlos Cabral (PSB), que concorrem por Anápolis, Trindade, Itumbiara, Goianésia e Rio Verde, respectivamente.
Em um cenário hipotético em que todos eles terminem eleitos, cinco novos deputados tomarão posse no Poder Legislativo goiano. Os cargos seriam ocupados pelos primeiros suplentes de cada um dos legisladores. O deputado Antônio Gomide, representante do Partido dos Trabalhadores (PT), tem como suplente o vereador Fabrício Rosa, que terminou a corrida eleitoral de 2022 com um total de 20.432 votos contabilizados.
No caso de Dr. George Morais (PDT), se o político for eleito em Trindade, o primeiro da linha sucessória é Marinho Camara. O político alcançou a confiança de 13.234 eleitores no pleito de 2022 e se consagrou, com isso, 1° suplente do único deputado eleito pelo partido.
Em relação ao Agir, sigla política do deputado Gugu Nader, que disputa a Prefeitura de Itumbiara, o primeiro na linha sucessória é o suplente de deputado Fellipe Fonseca. O político obteve 12.020 votos nas eleições daquele ano.
Por sua vez, o deputado Renato de Castro concorre à prefeitura de Goianésia pelo União Brasil. Se eleito, o beneficiado seria o ex-deputado Rubens Marques, primeiro suplente de Castro.
Outro nome a assumir o posto de deputado, caso o projeto do mandatário seja consolidado, é o atual vereador por Aparecida de Goiânia, Willian Panda (PSB). Ele é suplente do deputado Karlos Cabral, que concorre ao Paço Municipal de Rio Verde. Na eleição de 2022, Panda obteve 15.612 votos.
Neste último caso, porém, há um detalhe importante a ser destacado. Panda, assim como Cabral, é candidato à prefeitura de seu município (Aparecida de Goiânia). Em um cenário hipotético onde ambos terminem eleitos, a cadeira ficaria com Sérgio Bravo, que terminou a corrida eleitoral daquele ano com 14.190 votos.
Currículo dos suplentes
Fabrício Silva Rosa nasceu em 9 de janeiro de 1980 na cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Ele, que é ligado à Segurança Pública, pleiteou outros cargos eletivos, tendo participado das eleições de 2016, 2018, 2020, 2022 e 2024. Para além do PT, ele também já foi filiado ao PSOL.
Marinho Camara Clemente de Oliveira nasceu em 7 de outubro de 1980. Natural de Piracanjuba, interior do Estado de Goiás, o vereador é casado e participou de seis eleições: 2012, 2016, 2018, 2020, 2022 e 2024.
Fellipe Eduardo Faria Fonseca nasceu em 5 de abril de 1990 na cidade de Juína, no Mato Grosso. Ele, que tem como profissão o exercício da advocacia, é solteiro e concorreu pela primeira vez na eleição municipal de 2022. Não consta em seu histórico outra filiação partidária senão a no partido Agir pelo qual concorreu em 2022.
Rubens Marques Vieira dos Santos é natural de Anicuns, cidade localizada no interior do Estado de Goiás. Nascido em 8 de novembro de 1961, o administrador de empresas é casado e concorreu em apenas dois pleitos: o de 2018 e 2022. Para além do União Brasil, ele já foi filiado ao extinto Pros.
Willian Rodrigues Figueiredo, popularmente conhecido como Willian Panda, nasceu em Goiânia, capital do Estado de Goiás, em 26 de janeiro de 1984. O político é casado e tem um largo histórico de participação em eleições anteriores. Disputou a corrida eleitoral de 2008, 2012, 2016, 2020, 2022 e 2024. Para além do PSB, ele já foi filiado aos partidos PDT e PC do B.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias