InícioAlegoSite da Alego tem o maior número de acessos do ano em...

Site da Alego tem o maior número de acessos do ano em dezembro

site da Assembleia Legislativa é um dos meios que ela utiliza para se comunicar com a sociedade. Relatório divulgado pela Diretoria de Tecnologia da Informação sobre os acessos ao Portal da Casa, durante o mês de dezembro de 2021, aponta o recebimento de 88.214 visitas. A relação também mostra que houve um total de 211.141 páginas visualizadas. Os acessos ao site aumentaram ao longo dos últimos meses e os números foram os maiores registrados no ano passado.

Com milhares de visitas diárias e acontecendo de maneira crescente, o Portal da Alego tem aproximado a população goiana dos trabalhos do Parlamento e se destacado como instrumento preferencial do público que quer saber sobre o trabalho dos deputados. A Diretoria de TI tem se dedicado para que o site da Casa de Leis seja aprimorado de forma constante, garantindo que ele entregue aos seus usuários uma experiência de visitação cada vez mais eficiente.

Na perspectiva do presidente da Assembleia, Lissauer Vieira (PSB), ao disponibilizar informações, de forma clara e simplificada, sobre todas as etapas da tramitação dos processos legislativos, debates, acontecimentos e sobre a atuação dos parlamentares, o Legislativo goiano cumpre com o princípio da Transparência, um dos fundamentos que a Constituição Federal estabelece para toda a Administração Pública.

“Eu sempre ressalto que um dos pilares da gestão dessa 19ª Legislatura é, justamente, a transparência. Por meio dela, estamos conseguindo aproximar, cada vez mais, os cidadãos goianos da Alego. Essa quantidade crescente de acessos ao site é resultado da atuação de forte comprometimento do Legislativo com a sociedade e em 2022 trabalharemos para fortalecer ainda mais essa relação, por meio dessa e de muitas outras ferramentas institucionais”, frisou Lissauer.

Em dezembro, os 14 serviços disponíveis na seção de Transparência obtiveram a maior parte dos acessos. No total, foram somadas 17.868 visitas, sendo 12.606 na seção onde estão disponíveis, na íntegra, os processos legislativos que são apreciados e votados pelos parlamentares. Já os Diários da Assembleia, por exemplo, receberam 2.429 cliques. Dentre as visitas, 1.741 foram registradas na seção que tornam públicas as despesas da Casa com pessoal. Nesse espaço, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o visitante encontra um quadro detalhado dos pagamentos realizados a servidores, estagiários e parlamentares.

Os usuários interessados em acompanhar o trabalho dos parlamentares durante a pandemia de covid-19 e fiscalizar a situação administrativa do Legislativo estadual também encontram no Portal da Transparência informações sobre os seguintes serviços: Diárias, Verbas Indenizatórias, Orçamento, Requerimentos, Contratos e convênios, Sessões Legislativas, Gestão Fiscal, Programas e Ações, Execução Orçamentária e Despesas com Veículos.

Além de contar com todos esses serviços, a comerciante Marlene de Nápoli disse que costuma acessar o site da Alego para acompanhar as matérias institucionais que são publicadas, diariamente. “Eu sei que os projetos enviados pelo Governo estadual precisam passar pela Assembleia para que se tornem lei. Estou sempre de olho porque gosto de acompanhar as políticas públicas que estão saindo do papel. Também acompanho as notícias relacionadas ao deputado estadual que votei, para saber se ele está tendo uma atuação parlamentar em sintonia com aquilo que eu espero”, disse.

Conforme a comerciante, o portal também é utilizado por ela quando quer checar alguma informação relacionada à Alego. “Vez ou outra vejo repercutir nas redes sociais notícias que me deixam em dúvida se são realmente verdadeiras e por isso procuro o site para saber se procede ou se é uma fake news. Eu sempre tive o hábito de me informar por sites oficiais ou por veículos de imprensa que tenham credibilidade e que tragam essa segurança da notícia verdadeira. Chamo a atenção para uma questão muito importante: esse ano tomaremos decisões importantes para Goiás e para o Brasil e temos que ficar ainda mais atentos sobre isso”, finalizou Marlene de Nápoli.

Perfil institucional

Também foi grande a quantidade de acessos ao perfil institucional de cada um dos 41 deputados da Casa. No total, foram registradas 15.455 visitas. Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.

Com 418 visitas ao seu perfil institucional durante o mês de dezembro, o presidente Lissauer Vieira foi quem liderou o ranking. Na sequência, estão os perfis dos seguintes deputados: Amauri Ribeiro (Patriota), com 410 acessos; líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), com 406 acessos; Delegado Eduardo Prado (DC), com 401 acessos; e Delegado Humberto Teófilo (sem partido), com 347 acessos. 

Bruno Peixoto destacou a importância do trabalho dos servidores que abastecem o site com notícias do Parlamento e, também, daqueles que administram o bom funcionamento da plataforma. “Quero parabenizar a todos os administradores do Portal da Assembleia e dizer que o trabalho de vocês tem sido fundamental para dar visibilidade às atividades parlamentares e às nossas proposituras. Todo esse empenho mantém a sociedade goiana cada vez mais bem informada. Os acessos crescentes ao site mostram isso ”, frisou.

Por sua vez, Humberto Teófilo ressaltou sua satisfação de ver que tem crescido o interesse dos goianos pelo seu trabalho parlamentar. “É um imenso prazer estar entre os perfis institucionais mais acessados no Portal da Assembleia! Isso é reflexo do nosso trabalho incansável em prol de melhorias para o estado de Goiás. O reconhecimento por parte da população tem sido fundamental durante o meu mandato. Fico extremamente grato com o apoio e reafirmo aqui o meu compromisso com o cidadão goiano”.

Outros dados

O relatório divulgado pela Diretoria de TI apontou que o total de visitantes únicos foi de 59.873 e que 61,51% das 88.214 visitas totais ao site foram de visitantes novos. E, ainda: que a duração média de cada visita foi de 2 minutos e 46 segundos.

A balanço também revelou que 95,30% dos acessos ao Portal da Alego foram realizados no Brasil, em especial nas cidades de Goiânia (21,26%) e Brasília-DF (8,79%). Os principais serviços de compartilhamento utilizados pelos usuários foram o Facebook (66,70%) e Instagram (25,65%) e Facebook (42,17%).

 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA