Durante toda essa semana servidores lotados nas diretorias Financeira e Adjunta Financeira da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) estão participando de um curso de capacitação em uma plataforma governamental que reúne informações financeiras, orçamentária e contábil de todo o estado.
O curso “Business Objects Básico” é ministrado pelo professor Mário Mendes Barbosa Jr., da área de governança da Secretaria Geral de Governadoria de Goiás e um dos desenvolvedores da plataforma, que foi idealizada, inicialmente, para a Secretaria de Economia. “Aqui vai ser um recorte dessa ferramenta olhando, especificamente, para a Assembleia Legislativa.”
Segundo Mário Mendes, a plataforma nada mais é que um conjunto de dados dessas áreas de interesse, que tem uma ferramenta de BI (Business Inteligence) capaz de elaborar relatórios, seja com gráficos ou tabelas, das informações orçamentárias e financeiras de todo o estado de Goiás.
A ideia é apresentar aos servidores, especialmente, das áreas financeira, orçamentária contábil e de planejamento, as facilidades e possibilidades da ferramenta. “Os servidores da Casa poderão fazer, de forma muito mais dinâmica, os relatórios necessários dessas áreas dentro das ferramentas corporativas do Estado, que é o SIOF, Sistema de Contabilidade… então essa plataforma tem essa pegada, de fazer esses relatórios, sem necessariamente usar essas ferramentas, nem os relatórios prontos. Podem ser desenvolvidos, de forma bem dinâmica, conforme a necessidade de cada departamento, de cada área”, detalhou.
O curso, com carga horária de 20 horas-aula, é promovido pela Escola do Legislativo, e é ministrado no Laboratório de Informática, do Palácio Maguito Vilela, de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias