Todo domingo, a série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Assembleia Legislativa apresenta a história, curiosidades e pontos turísticos de um dos 246 municípios goianos. A publicação deste domingo, 3 de outubro, é sobre a cidade de Valparaíso de Goiás. Localizada na divisa entre o estado de Goiás e o Distrito Federal, Valparaíso tem uma população estimada de 175 mil habitantes e fica a 188 km de Goiânia.
Registros históricos apontam que a povoação da região iniciou em 1959, e ocorreu devido à construção de Brasília. Em 1979, o local foi batizado de Núcleo Habitacional Valparaíso I e fazia parte do distrito de Luziânia. Apenas em 1995 houve o desmembramento da região, que foi elevada à categoria de município e, então, denominada Valparaíso de Goiás.
Uma curiosidade é que Valparaíso é um dos municípios que mais crescem no estado e no país. A cidade é jovem ainda e tem apenas 26 anos. Ela faz margem ao porto seco do Distrito Federal, local de grande densidade industrial que tem o objetivo de atrair grandes empresas. Segundo dados de diagnóstico setorial desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Valparaíso possui um agrupamento industrial composto por mais de 100 empresas do segmento de móveis.
Para atender esse setor está em andamento, de acordo com o site da prefeitura da cidade, um programa de desenvolvimento econômico de Arranjo Produtivo Local (APL) moveleiro que tem como objetivo aumentar a competitividade dos profissionais e fortalecer as pequenas empresas, para tanto estão sendo ministrados cursos específicos como os de marcenaria e de desenho de móveis, bem como palestras voltadas para o meio ambiente e segurança no trabalho.
Valparaíso também possui belezas naturais. Uma dessas atrações é a Cachoeira Sete Quedas que está localizada a 7 km do centro da cidade. Além da beleza, o lugar é excelente para se refrescar e tem também uma trilha de nível médio que atrai ciclistas de todos os lugares. E se você gostou de conhecer mais sobre a jovem Valparaíso de Goiás não deixe de acompanhar as postagens da série “Isso é Goiás”, nas redes sociais do Parlamento goiano e claro, conferir as publicações também aqui no site da Alego.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias