InícioAlegoSérie “Isso é Goiás” apresenta o município de Firminópolis. Todo domingo tem...

Série “Isso é Goiás” apresenta o município de Firminópolis. Todo domingo tem uma nova postagem

Localizada a 118 km de Goiânia, Firminópolis tem uma população de aproximadamente 13,5 mil habitantes. Pertencente à mesorregião do Centro goiano, a cidade é jovem e completou, no dia 7 de outubro, 73 anos. Ela é o destaque dessa semana da série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Assembleia Legislativa. Todo domingo tem uma nova publicação.

Dados do site da Prefeitura de Firminópolis apontam que a história do município teve início por volta de 1933, em uma fazenda chamada São Domingos, onde moradores da região se reuniam nas manhãs de domingo. A povoação marca o ano de 1940, quando Manoel Firmino dos Santos doou terras para a construção da capela de Nossa Senhora da Guia, padroeira local. O patrimônio atraiu novas famílias por conta, também, da fertilidade das terras. Assim, o povoado foi batizado de Firminópolis em homenagem ao seu fundador.

O município é integrante da microrregião de Anicuns e faz divisa com Aurilândia, São Luís de Montes Belos, São João da Paraúna e Turvânia. Uma curiosidade é que Firminópolis registra, em seu subsolo, grande incidência dos minerais cianita e manganês. O comércio, por sua vez, é sua principal base econômica, representando 32% de toda a arrecadação da cidade.

Já a pecuária, com 31%, e a indústria, com 21%, são atividades que também são importantes para a geração de receita. A agricultura representa cerca de 10% da arrecadação. Nela, o destaque é para a produção de milho, que chega a quase quatro toneladas por ano. Quanto à pecuária, a produção leiteira é de mais de cinco milhões de litros anuais. E a força econômica de Firminópolis continua em crescimento, principalmente na área industrial.

E você, conhece Firminópolis? Gostou de saber mais sobre essa cidade do Centro goiano? Então, fique ligado nas redes sociais da Alego. Todo domingo a série “Isso é Goiás” mostra um lugar diferente de nosso estado. Tem postagem no Instagram, no Facebook e no Twitter.

 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA