Secretário de Governo reitera valor da educação como chave para mudar o País

0
110

O secretário-geral do Governo de Goiás, Adriano Rocha Lima, fez uso da palavra na sessão solene em homenagem aos policiais penais e de concessão do Título de Cidadania Goiana ao paulista Clóvis de Barros, evento que está sendo realizado na manhã desta terça-feira, 5, no Plenário Iris Rezende Machado da Casa de Leis.

O gestor, que está representando o governador Ronaldo Caiado (UB) na solenidade, afirmou que não foi à-toa que o Plenário aplaudiu de pé o discurso do professor Clóvis. “Transparece o quanto a sua história é marcada  pela sua obstinação pela educação.”

Adriano refletiu sobre a consciência necessária para o trabalho da educação, gerando consciência. “Quanto maior for o trabalho de formação de caráter, de definição de valores, menor vai ser a necessidade de se impor regras e leis. O cidadão, por livre decisão, por livre deliberação,  se bem instruído, fará aquilo que é certo, independentemente do que é legislado. A educação é realmente fundamental para transformar este país, já dizia um dos maiores filósofos de toda a história, Emanuel Kant:  O homem só é homem através da educação.”

O secretário explicou que Kant quis dizer é que quando nascemos não somos nada, e a partir da educação é que se dá a formação de caráter e de cidadania da pessoa. “Por isso a razão da homenagem ao professor Clóvis de Barros Filho, que desde 2019 tem apoiado diversas ações na Secretaria de Educação, seja na formação dos servidores públicos de Goiás, no aprimoramento do conhecimento ou na instrução da tomada de decisão.”

Adriano encerrou sua fala convidando a todos para  pré-lançamento da 1ª Cúpula Internacional de Ética no Setor Público, que será realizada no dia de hoje; o lançamento oficial está previsto para maio de 2024, com a participação de governadores e ministros do Supremo Tribunal Federal, além da assinatura de cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “Um evento muito gradioso e convido todos desde já para participarem conosco e fazer história.”

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias