A Assembleia Legislativa de Goiás realizou na manhã desta terça-feira, 5, sessão solene extraordinária em homenagem ao Dia Estadual do Policial Penal e de entrega do Certificado do Mérito Legislativo. Na solenidade, também foi entregue o Título de Cidadania Goiana, ao professor e escritor Clóvis de Barros Filho. O evento, proposto pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), aconteceu no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.
Além do parlamentar, no exercício da presidência, integraram a mesa dos trabalhos: presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB), o secretário-geral de Governo Adriano da Rocha Lima, representando o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Ramos Caiado; o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires Nicolau Do Nascimento; primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Virmondes Cruvinel (UB); o professor e escritor, Clóvis De Barros Filho; a titular da Delegacia do Idoso, Alexandre Bruno Barros; o presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás, Jales Benevides Santana Filho; o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, Wellington Matos de Lima; o pastor, Marcio Da Silva; a secretária municipal de Assistência Social de Goiânia, Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa e a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli.
Em seu discurso, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB) disse que o Parlamento goiano ficou em primeiro lugar entre as Assembleias Legislativas do País, no Radar da Transparência Pública de 2023 e segunda do Brasil a instituir o Programa de Compliance Público. O programa tem o intuito de trazer mais transparência aos atos do Poder Legislativo e possui os três pilares fundamentais: a transparência, a ética e a integridade.
O presidente também contou que desde o início da sua Legislatura iniciou um programa de corte de gastos. Com isso foram devolvidos mais de quatro milhões de recursos ao Estado, verba que está sendo aplicada em várias áreas: como segurança, saúde e infraestrutura.
Bruno destacou que o Título de Cidadania Goiana concedido hoje ao professor e escritor Clóvis de Barros Filho, foi votado pela Casa por unanimidade. “Isso aumenta muito o seu compromisso com nosso Estado, não é apenas um título de honraria, mas uma obrigação para com cada goiano, de ajudar, de nos orientar, nos auxiliar com seu conhecimento e jeito visionário”.
O presidente também parabenizou os policiais penais pelo dia, e afirmou que a Polícia Penal do Estado de Goiás é uma das melhores do Brasil. “Sei de todo trabalho que desempenham com muita seriedade e o compromisso junto com a Segurança Pública de Goiás”, finalizou.
Título de Cidadão Goiano
O deputado Virmondes Cruvinel (UB) em seu pronunciamento se dirigiu ao homenageado com o Título de Cidadania Goiana, o professor e escritor Clóvis de Barros Filho, paulista de nascimento.
O parlamentar afirmou que a biografia de Clóvis desautoriza qualquer modéstia. Nascido em Ribeirão Preto, ele é formado em Jornalismo e Direito e tem várias especializações, mestrado e doutorado, além de ter escrito dezenas de livros. Também é palestrante e consultor de grandes empresas focando na temática da ética.
O parlamentar fez referência ao fato de o homenageado ter ministrado várias palestras no Estado, voltadas, principalmente, aos servidores públicos. “Em Goiás, o professor Clóvis de Barros explanou sistematicamente sobre o comportamento no serviço público através de uma filosofia única que orientou muitos servidores. Trata-se de uma filosofia que nos ajuda a olhar para além do que somos. Você transformou a vida de muitas pessoas. É uma honra tê-lo aqui conosco”, destacou Cruvinel.
Polícia Penal
O autor da sessão Ricardo Quirino ao fazer uso da tribuna lembrou que em 1996 iniciou um trabalho religioso nos presídios da região do Distrito Federal.
O legislador disse que a população, quando pensa no sistema carcerário, desconhece a realidade da Polícia Penal, que é um trabalho diário de dedicação à segurança pública e a ressocialização dos detentos. E ressaltou a importância do reconhecimento da sociedade a essa força para o Estado, fundamental na redução da violência.
Quirino observou que, amanhã, o policial penal pode encontrar um reeducando à frente de uma empresa e essa pessoa poderá então agradecer pelo trabalho que a tornou melhor. “Contem com o nosso mandato, parabéns para todos vocês da Polícia Penal”, finalizou
Educação
Após receber o Título de Cidadania Goiana, o jornalista e escritor paulista Clóvis de Barros se pronunciou em Plenário e relembrou sua infância, os ensinamentos do seu pai e os primeiros princípios de cidadania, ainda aprendidos na mais tenra idade.
Clóvis trouxe o conceito de cidadania, dizendo que é tudo aquilo que interessa à cidade, pois diz respeito a todos os cidadãos, que podem manifestar suas opiniões nos mais variados locais da ‘pólis’, sinônimo grego de cidade.
O homenageado contou da satisfação ao receber o comunicado da honraria. “O Estado de Goiás e seus legisladores entendem que a minha presença contribui para auxiliar nas questões da cidade e da sociedade, que está sempre em busca do aperfeiçoamento da convivência”, celebrou.
“Por meio do uso coletivo da convivência, penso que podemos lutar por uma sociedade goiana mais justa. Entretanto, como a qualquer sociedade, cabe melhorias, porque há sempre muito para progredir. Enquanto não tivermos uma educação pública de qualidade equivalente ou superior àquela ofertada pela elite, toda a formação escolar não será capaz de formar uma sociedade justa. Ela só será justa quando todas as crianças em Goiás puderem frequentar uma escola de excelência”, ressaltou o homenageado.
Clóvis afirmou que se deve começar a educar as crianças para tratarem melhor os professores, além de lhes dar o devido valor para que tenham uma vida mais digna. “A prosperidade financeira não é tudo nem está entre os principais valores da vida. Os educadores precisam ser mais valorizados pela sociedade e prestigiar o conhecimento. A educação precisa ser objeto de desejo de todos os alunos”.
O filósofo agradeceu a honraria e afirmou que a homenagem aumenta sobremaneira sua responsabilidade, por que agora tem interesse direto na melhoria do Estado. “Para que possamos continuar transformando a realidade, pois aqui em Goiás, mais do que em qualquer outro estado, eu tenho não só direito, mas a obrigação de me sentir em casa”, finalizou.
O secretário-geral do Governo de Goiás, Adriano Rocha Lima, fez uso da palavra representando o governador Ronaldo Caiado (UB) na solenidade, e afirmou que não foi sem motivo que o Plenário aplaudiu de pé o discurso do professor Clóvis. “Transparece o quanto a sua história é marcada pela sua obstinação pela educação”.
Adriano refletiu sobre a consciência necessária para o trabalho da educação, gerando consciência. “Quanto maior for o trabalho de formação de caráter, de definição de valores, menor vai ser a necessidade de se impor regras e leis. O cidadão, por livre decisão, por livre deliberação, se bem instruído, fará aquilo que é certo, independentemente do que é legislado. A educação é realmente fundamental para transformar este país, já dizia um dos maiores filósofos de toda a história, Emanuel Kant: O homem só é homem através da educação”.
O secretário explicou que Kant quis dizer é que quando nascemos não somos nada, e a partir da educação é que se dá a formação de caráter e de cidadania da pessoa. “Por isso, a razão da homenagem ao professor Clóvis de Barros Filho, que desde 2019 tem apoiado diversas ações na Secretaria de Educação, seja na formação dos servidores públicos de Goiás, no aprimoramento do conhecimento ou na instrução da tomada de decisão”.
Segurança
O diretor-geral da Administração Penitenciária de Goiás, Josimar Pires Nicolau do Nascimento afirmou que a Segurança Pública de Goiás é a mais destacada do País em virtude do trabalho que cada um dos presentes presta. “Sintam-se honrados ao vestir essa farda, mas lembrem-se que não temos margem para conviver com o erro, pois ele pode custar vidas. Por isso, nosso trabalho deve ser exímio”, falou Josimar.
O gestor disse que a Polícia Penal de Goiás é destaque em todo o País por desenvolver um grande trabalho de ressocialização. “O sistema pode ser caro, mas o objetivo é fazer com que ele retorne em melhorias para a sociedade e seja aprimorado frequentemente, inclusive por meio da criação de novas leis”.
Josimar disse que é policial de carreira e quer ver a instituição cada vez maior e os colegas cada vez melhores. “Conto sempre com a Assembleia Legislativa de Goiás, com o governador Ronaldo Caiado e com o secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum. Nessa ocasião, agradeço especialmente ao deputado Ricardo Quirino por essa homenagem aos integrantes da Polícia Penal goiana”.
O titular da Delegacia do Idoso, Alexandre Bruno Barros, discursou em nome dos homenageados e parabenizou o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) pelo trabalho à frente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Barros relatou que o parlamentar fez uma visita à delegacia e quando viu as falhas estruturais no local, em menos de 20 dias apareceu com um caminhão com pisos, argamassas e tintas, material que pagou do próprio bolso. “Quero agradecer por isso, hoje temos uma delegacia limpa, em ordem, que realiza mais de 30 atendimentos por dia. O apóstolo Paulo na Bíblia nos aconselha a dar a honra a quem tem honra e não poderia perder a oportunidade de honrar a vida do deputado hoje”.
O delegado também agradeceu o reconhecimento que recebeu hoje no plenário da Casa de Leis. “Louvo a Deus pela oportunidade de representar vocês. O nosso dia a dia é difícil, mas estaremos sempre à disposição e serviremos vocês da melhor forma”, conclui.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias