Com o objetivo de prestigiar aqueles que atuarem em defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa, o deputado Ricardo Quirino, por intermédio da propositura nº2260/23, pretende criar o Prêmio Iris Rezende Machado. O prêmio será concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a sete personalidades que se destacarem nas ações promovidas em defesa dos idosos. O prêmio consistirá na concessão de diploma de menção honrosa aos agraciados.
A matéria determina que a indicação para concorrer ao prêmio poderá ser apresentada por qualquer membro da Alego, desde que realizada a inscrição perante a Mesa Diretora. A apresentação do nome será feita em formato de relato sobre a atuação do indicado, acompanhado ou não de material ilustrativo.
Restrições
Entretanto, o projeto estabelece algumas restrições para concorrer a premiação. Assim, não podem ser indicados parlamentares de nenhuma casa legislativa, do estado, município ou federal, membro de comissões permanentes ou temporária, internas ou externas à Assembleia Legislativa e servidores lotados na Alego.
Quirino argumentou que o projeto se justifica, pois, “configura uma iniciativa essencial e oportuna para reconhecer e valorizar aquele que demostram um comprometimento excepcional em garantir uma melhor qualidade de vida e respeito às pessoas idosas”, declarou.
O parlamentar ressaltou que a população idosa enfrenta complexos desafios, como abandono, negligência, abusos e falta de acesso adequado a serviços de saúde. Por isso, iniciativa em reconhecer os atuantes na defesa de pessoas idosos.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias