O deputado federal José Nelto (Progressistas) pontuou que os problemas que assolam a população goiana quanto ao fornecimento de energia elétrica são anteriores a Equatorial Energia e decorre de outras empresas e gestões passadas. Porém, ele apontou que existe um desinteresse das grandes empresas em atender os clientes e afirmou que, quando as pessoas ligam para alguma solicitação, a mediação é feita através de computadores e inteligências artificiais. “Antigamente, as pessoas ligavam e falavam os diretores. Hoje você telefona e fala com um robô. O que existe, atualmente, é uma desorganização das empresas. É o sistema atual que, deliberadamente, prejudica o cliente”, disse.
Após as contribuições da mesa, a palavra foi franqueada ao público para questionamentos e contribuições. O primeiro respondido pelo presidente da Equatorial foi quanto ao processo de licitação no Brasil. Desse modo, ele explicou que a condição principal é realizar o serviço com o custo mínimo para os consumidores. “Quando esse orçamento fica elevado e nós precisamos puxar linhas de alta tensão é porque aquela rede regional está sobrecarregada. Mas não nós podemos, pela legislação, criar essas redes de alta tensão deliberadamente. Por isso reitero que esses problemas que envolvem a energia elétrica em Goiás é a falta de investimento ao longo de anos, muitos anos”, disse.
Com relação a energia na zona rural, Lener afirmou que a empresa ajustou seu sistema de tecnologia de informação para que os técnicos que realizam os reparos externos possam abrir os chamados diretamente dos pontos onde se encontram. “Quando chegamos, havia um represamento de vários pedidos e solicitações nas zonas rurais. Eram mais de 2.500 pedidos feitos junto a Semad. Hoje, nós já reduzimos pela metade, graças aos mutirões que realizamos”. Ele também destacou a busca de recursos e materiais necessários para a realização das obras que são necessárias para melhorar a qualidade do serviço elétrico.
Outro ponto que foi comentado pelo público foi quanto o zelo da empresa em incluir os funcionários anteriores em benefícios, como plano de saúde e previdência social e que muitos dos problemas são fomentados, instigados e aumentados pelos veículos de imprensa. A Associação de Moradores e Produtores Rurais do Município de Santo Antônio do Descoberto fez queixas quanto ao sistema de atendimento da empresa, tanto por telefonemas quanto pelo aplicativo e afirmou que é preciso facilitar o acesso dos clientes.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias