A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta quarta-feira, sessão solene em homenagem ao Dia do Assistente Social, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo, de autoria da deputada Vivian Naves (Progressistas).
Participaram da mesa de trabalhos, além da propositora da sessão, as assistentes sociais: Angelita Katia Costa (Silvânia) ; Egna Aparecida Peres Reis (Cidade Ocidental); Rejane Michele Silva Souza (Goiânia); Wanessa Silva de Oliveira (Nerópolis) e, ainda, Danilva Alves Teixeira (Anápolis), que falou em nome de todos os homenageados.
Ao subir na tribuna para realizar seu discurso, a deputada lembrou que a grande maioria dos profissionais da assistência social é composta por mulheres movidas pelo cuidado, pelo amor e pela crença na justiça.
“Vocês se dedicam diariamente na ressocialização do indivíduo seja ele criança, adolescente, adulto ou idoso, homem ou mulher, sem diferenciação de etnia, deficiência física, credo, nacionalidade, idade, orientação sexual ou nível social. As assistentes sociais não só são os olhos e o coração, como também são a consciência de um regime democrático. São vocês com seu intenso trabalho, que garantem os direitos elementares de parte da população que poderia estar invisível”, destacou.
De acordo com a parlamentar, todas as políticas públicas tem a presença da assistência social desempenhando um papel fundamental no acolhimento, no encaminhamento e na construção de uma sociedade justa, livre de preconceito, de discriminação e violência. “Esse trabalho é o que torna possível a justiça em todos os espaços”, comemorou.
Vivian Naves também abriu espaço para falar da valorização dos profissionais da assistência social. Segundo ela, esta é uma categoria que deve ser recompensada pela dedicação, amor e profissionalismo.
Posteriormente, a assistente social Danilva Alves Teixeira falou em nome dos homenageados e enfatizou a importância do trabalho incansável da deputada Vivian Naves em defesa dos direitos da criança e do adolescente, das mulheres vítimas de violência, das pessoas com deficiência e dos idosos. “Sua atuação exemplar tem sido um farol de esperança para muitos, demonstrando um verdadeiro compromisso em ajudar o próximo e fazer a diferença na sociedade”, afirmou Danilva.
A assistente social destacou que a união e o comprometimento dos assistentes sociais são essenciais para construir um futuro mais justo e igualitário para todos. “Estamos felizes porque entendemos que escolhemos uma profissão e, através dela, temos buscado quebrar várias questões sociais e lutamos por uma sociedade mais justa e inclusiva”, acrescentou.
Danilva encerrou sua fala afirmando que este evento não apenas celebra as conquistas alcançadas, mas também serve como um lembrete do trabalho que ainda precisa ser feito para transformar a realidade de tantas pessoas em nossa sociedade.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias