- PUBLICIDADE -
InícioAlegoProposta de Virmondes Cruvinel, Alego celebrou, com homenagens, o Dia do Defensor...

Proposta de Virmondes Cruvinel, Alego celebrou, com homenagens, o Dia do Defensor Público, na noite dessa 5ª-feira, 23

Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a Assembleia Legislativa promoveu na noite dessa quinta-feira, 23, sessão solene extraordinária para a entrega de Certificado do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, em celebração ao Dia do Defensor Público.

Compuseram a mesa de trabalhos, além de Virmondes na presidência: a esposa do presidente da Casa de Leis, Lissauer Vieira (PSD), Camila Vieira, representando o parlamentar; soldado Carlos Roberto Costa Gomes; e o presidente e diretor legislativo da Associação Goiana de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Allan Montoni Joos.

Quatorze profissionais da Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO) foram agraciados com o certificado, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. A honraria é uma das formas de o Parlamento goiano homenagear pessoas que contribuem e contribuíram para o desenvolvimento e transformação do estado.

A DPE-GO foi criada em 2011, para promover os direitos humanos e prestar assistência jurídica integral e gratuita à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. A atuação da DPE é por via judicial e, de forma extrajudicial, na solução das demandas que afetam os que buscam pela assistência da instituição.

Título de Cidadania

Virmondes, também, homenageou com o Título de Cidadania Goiana o presidente e diretor legislativo da Anadep, Allan Montoni Joos, natural de Embu (SP). Membro titular da DPEGO, o homenageado é formado em Direito, com especialização em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional, especialização em Direitos Humanos com atuação na área pela DPEGO. Ele é, também, professor de Direito Penal e Processual Penal e de Pós-Graduação.

Na sessão especial, o soldado da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) Carlos Roberto Costa Gomes foi agraciado com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira. A entrega foi feita em nome do deputado Tião Caroço (UB), que propôs a honraria.

Discursos

Na tribuna, Virmondes afirmou que a palavra servir foi o grande propósito da sessão. “O reconhecimento da Defensoria e das pessoas que ajudam a transformar o nosso estado é muito importante. Nós fazemos questão de agradecer a cada um de vocês. Lutamos para que na Casa de Leis tivéssemos um espaço da Defensoria Pública para que pudéssemos atender, também, o povo e nos surpreendemos com o tamanho sucesso. Isso nos dá orgulho. Somos felizes por sermos propositores do Dia do Defensor Público em Goiás, mas para que seja um dia efetivo para lembrar a defesa e garantia dos direitos do povo”, destacou.

Segundo o parlamentar, mesmo diante dos desafios que o mundo enfrenta, a Defensoria Pública não se distanciou da comunidade. “Estamos passando por momentos difíceis no mundo, mas testemunhei de perto o trato que a Defensoria teve com o povo. Ela não se distanciou e buscou continuar lutando pelo direito da sociedade. Desejo que possamos ver a Defensoria Pública cada vez mais em destaque.”

O presidente e diretor legislativo da Anadep, Allan Montoni Joos, novo cidadão goiano honorário, agradeceu a honraria recebida e falou do trabalho do defensor público, que é mais que uma profissão. “É uma missão em prol da coletividade e muito altruísta, porque tem muito trabalho e muita luta.”

Allan Joos discorreu um pouco sobre o trabalho, lembrando que, em um ano, centenas de milhares de pessoas foram atendidas pelos 83 defensores atuais. “Logo, virão mais 47 e esse número vai aumentar, é o que nos alegra. Ocupamos o primeiro lugar em crescimento. Vamos seguir adiante e superar as necessidades que ainda temos. Comemoro todo meu amor pela Defensoria e por esse estado, verdadeiramente me sinto em casa em Goiás”, afirmou.

O defensor-público geral de Goiás, Domilson Rabelo, também deu seu testemunho sobre a história da instituição. “O tempo de caminhada é grande. Em 28 de janeiro de 2015, erámos 12, poucos, mas engajados, vivendo o novo. Sempre estamos vivendo e revivendo o novo. Continuamos ali uma estrada de outros que vieram antes de nós. Ali começava a idealização da Anadep”, contou.

Ele ressaltou sua gratidão por receber a honraria. “Em 2022, com o apoio desse Parlamento, mais uma página é escrita na história da Defensoria Pública. Não existe instituição sem valorização e sem estímulos. Somos um time que trabalha, sou testemunha. Sempre precisaremos manter um olhar de correção. Somos eternos aprendizes. Parabéns a todos.”

A defensora pública Michelle Bitta subiu à tribuna para falar em nome dos homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. “Homenagear a Defensoria Pública é reconhecer a causa desta instituição, que luta diuturnamente para que todos os cidadãos vulneráveis consigam alcançar direitos básicos, como saúde, educação e moradia. Ano passado realizamos quase 200 mil atendimentos. É um número considerável se pensarmos que somos apenas 83 defensores”, tratou.

Defensores homenageados:

Antônia Maria Ribeiro Neta

Bruna do Nascimento Xavier

Cláudia Nunes Troncoso Ribeiro

Cleusa Ferreira de Assis

Cleyton Rodrigues Barbosa

Gabriela Marques Rosa Hamdan

José Luiz Pereira de Sousa

Liliane Medeiros Wascheck

Lucianna Fernanda de Castro Barbosa

Luiz Henrique Silva Almeida

Marco Túlio Félix Rosa

Maria Alice Bastos Lima

Maria Aparecida de Ávila Brito

Mayara Batista Braga

Michelle Bitta Alencar de Sousa

Pedro Ferreira Mafra Neto

Philipe Arapian

Salomão Rodrigues da Silva Neto

Tatiana Maria Bronzato Nogueira

Telma Mundim de Siqueira

Tiago Gregório Fernandes

Vilmar Alves de Brito

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA