InícioAlegoProjetos em defesa da educação e dos direitos das mulheres marcaram a...

Projetos em defesa da educação e dos direitos das mulheres marcaram a atuação da deputada Bia de Lima em 2023

No primeiro ano de seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a deputada Bia de Lima (PT) se destacou pela apresentação de um total de 157 processos legislativos. Com um olhar atento às necessidades do Estado, a parlamentar propôs 89 requerimentos, 61 projetos de lei ordinária, dois projetos de lei complementar e cinco projetos de resolução.

Entre os temas abordados, o foco da deputada em educação resultou em dez iniciativas voltadas para treinamento de pessoas com deficiência visual, políticas para professores e infraestrutura escolar. Na saúde, cinco propostas visam melhorar as políticas de saúde renal e mental dos profissionais de educação, entre outros. Com oito projetos, Bia de Lima também demonstrou seu comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade.

A defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero foram pautas centrais. Neste sentido, a deputada compõe a Procuradoria da Mulher na Alego e propôs a entrega da Comenda Berenice Artiaga, em homenagem a diversas mulheres de destaque em Goiás. A preocupação com infraestrutura urbana e rural deu origem a seis iniciativas da parlamentar, enquanto cultura e patrimônio receberam duas propostas. Direitos sociais e minorias, como idosos e pessoas com deficiência, também foram contemplados com três projetos de autoria da parlamentar.

Um dos destaques do mandato de Bia de Lima foi a sanção da Lei nº 22.236, de 25 de agosto de 2023, que garante às mulheres o direito a ter acompanhante em exames e procedimentos médicos. Esta lei é um marco na proteção da saúde e bem-estar da mulher em Goiás e ressalta o compromisso da deputada com a segurança e dignidade femininas.

Além disso, a deputada propôs três projetos de lei voltados para a saúde e bem-estar da população idosa, refletindo a preocupação com o envelhecimento da população de Goiás.

Em questões de infraestrutura e educação, Bia de Lima apresentou requerimentos, como a solicitação de instalação de energia elétrica em Serranópolis e alterações nas linhas de ônibus da região Leste de Goiânia, além de pedir informações sobre o Plano Diretor para o Desenvolvimento do Ensino Superior Público do Estado.

Este primeiro ano no Parlamento goiano marcou a trajetória da deputada Bia de Lima com propostas que demonstram seu comprometimento com as necessidades e o progresso de Goiás.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA