Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 1002/23, de autoria do deputado coronel Adailton (Solidariedade), que institui no calendário cívico, cultural e turístico do estado o aniversário da Polícia Militar do estado de Goiás e o Dia do Bombeiro Brasileiro.
Segundo a justificativa do projeto, a Polícia Militar do Estado de Goiás, completa esse ano 165 anos de existência, órgão do estado presente nos 246 municípios goianos. Todos os anos é realizado a solenidade referente ao seu aniversário que é comemorado no dia 28 de julho, um evento que conserva as tradições do quartel, com desfile militar contendo policiais de diversas unidades e veteranos, viaturas desde as mais modernas até as mais antigas, como o tradicional jipe e fusca utilizados no patrulhamento.
Do mesmo modo acontece a solenidade em comemoração ao dia do bombeiro brasileiro, instituído pelo decreto Federal n. º 35.309, de 02 de abril de 1954, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar, anualmente no mês de julho. Evento que atrai público em geral, por também resgatar as origens e a história do corpo de bombeiros do estado de Goiás.
O deputado ressalta a importância das instituições militares estaduais permanentes e regulares que trabalham em prol da população goiana e que a inclusão destes dois eventos no calendário cívico cultural de nosso estado, por ser solenidades que são realizadas todos os anos, preservará a cultura e a história militar das instituições.
A proposição está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distriuído para a relatoria do deputado Amauri Ribeiro( UB) .
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias