Nesta quarta-feira (22), foi a vez dos alunos e professores da Faculdade Unicamps participarem da 36ª edição do projeto Escola no Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O projeto tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento de uma consciência de cidadania, aproximar a comunidade estudantil do Poder Legislativo e divulgar o trabalho parlamentar.
As atividades ocorreram no auditório 1, do Palácio Maguito Vilela, onde foi promovido um debate sobre as temáticas que envolvem a democracia e a cidadania. Ao iniciar sua palestra sobre Direitos Humanos, Democracia e Poder Legislativo, o professor Miguel Gusmão explicou como os temas se inter-relacionam na construção de regimes democráticos. “Quando a gente fala de Direitos Humanos, estamos tratando da dignidade do ser humano, não precisa estar com o fisco em dia, basta somente ser humano”, comentou.
No decorrer da palestra, Gusmão destacou dois fatos históricos no desenvolvimento das ideias que mais tarde formaram o que ficou conhecido como Direitos Humanos: a Independência Americana, em cuja declaração há a afirmação de que todos os homens são criados iguais e que são dotados pelo criador de certos direitos inalienáveis como a vida e a liberdade.
Outro fato histórico citado foi a Revolução Francesa, cujos eventos e ideias resultaram na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. O documento afirma que “os homens nascem e são livres e iguais em direitos”, e todos teriam direito à liberdade, à propriedade e à segurança.
Durante o intervalo, professores e universitários tiveram a oportunidade de visitar e conhecer as dependências da Alego, incluindo o Plenário Iris Rezende. No encerramento, os alunos assistiram a palestra Origem, Evolução Histórica e a Importância do Poder Legislativo, conduzida pelo professor Maurício Barbosa Paranaguá. A apresentação sobre as antigas e a atual sede do Poder Legislativo ficaram por conta dos professores João Pedro Faleiro e Guida Mascarenhas.
Para o estudante Pedro Martins, o dia foi de muitos aprendizados. “Com todas essas informações apresentadas durante as palestras, agora consigo entender melhor o funcionamento da democracia e dos Direitos Humanos. E de que forma podem proporcionar um desenvolvimento melhor para a sociedade”, comentou.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias