InícioAlegoPrevenção do câncer bucal será tema de palestra na Alego, nesta segunda-feira,...

Prevenção do câncer bucal será tema de palestra na Alego, nesta segunda-feira, 25

Por iniciativa da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o departamento de odontologia da Casa vai promover, na próxima segunda-feira, 25, palestra sobre cuidados e prevenção do câncer bucal. O encontro está previsto para ter início às 9h30, no auditório 1, do Palácio Maguito Vilela.

A palestra será ministrada pela doutora em odontologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em radiologia odontológica pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do curso de graduação em odontologia, Inara Carneiro Costa Rege. O objetivo é estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal e promover debates sobre as políticas públicas de atenção integral às pessoas com a doença, em prol do controle e difusão dos avanços técnicos-científicos relacionados à patologia.

Para o Sistema de Conselhos Regionais de Odontologia, o maior desafio no combate ao câncer bucal é a desinformação, daí a importância da divulgação de informações confiáveis. O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno, que atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato e a língua).

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o câncer bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. Estima-se 11.180 novos casos da doença em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022.

O diagnóstico precoce é o fator principal para a cura da doença, cujo índice pode alcançar 95%. Quando o paciente apresenta alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%. Em estágio inicial, o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas. Assim, a consulta com o cirurgião-dentista a cada seis meses é o ideal para avaliação e prevenção.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA