Um pedido de socorro dos prefeitos ao governo federal. É assim que Carlão da Fox (PSD), prefeito de Goianira e presidente da Agência Goiana dos Municípios (AGM), classifica o encontro que está sendo realizado neste momento na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), reunindo lideranças municipais em prol da autonomia financeira dos municípios goianos.
Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, Carlão da Fox destacou que o as prefeituras não aguentam mais a quantidade de despesas que estão sendo colocadas nos municípios, sem que se informe de onde virá a receita para cumprir as demandas. “Estamos pedindo socorro. Estamos passando por uma situação terrível. De julho a agosto e agora setembro, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu de forma vertiginosa.”
Ele indicou o achatamento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e pediu apoio da população em relação às demandas. “Temos hoje quase que a totalidade dos 246 municípios goianos com suas portas fechadas. Pedimos desculpa à população. O intuito não é causar nenhum tipo de transtorno, mas sim chamar atenção para esse pedido de socorro, já que daqui a pouco, se a nossa arrecadação continuar caindo dessa forma, não vamos ter condição de atender a saúde, a educação, a pavimentação, o social, entre outros”, alertou.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias