A Diretoria-Geral Adjunta da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) divulgou, na manhã da última sexta-feira, 13, o primeiro relatório da pesquisa de satisfação do Portal da Transparência. O documento revela índices de avaliação positivos para todos os quesitos pesquisados.
O levantamento reúne dados que vêm sendo coletados no portal desde abril. Uma ferramenta inserida na página de solicitação de informações direciona os usuários para questionário de coleta. A pesquisa engloba oito questões e leva, em média, cinco minutos para ser respondida. No final, o participante também pode deixar registradas suas críticas e sugestões.
O diretor-geral adjunto, Tasso Honorato, afirma que a pesquisa integra os compromissos da atual gestão do deputado Bruno Peixoto (UB) com a melhoria da política de transparência da Casa. “A nossa luta é em prol da melhoria da transparência e da eficiência dos serviços prestados à sociedade pelo Parlamento goiano. E os esforços têm sido reconhecidos. A obtenção do Selo Diamante no Radar da Transparência, na primeira vez que fomos submetidos à avaliação, mostra que estamos no caminho certo”. Esse pensamento também é compartilhado pelo secretário de Transparência e Ouvidoria, Renis Rangel Faleiros, departamento responsável pelo recebimento de todas as demandas.
O selo citado é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O portal da Alego alcançou, em 2023, a mais alta classificação entre os sites públicos avaliados. A avaliação é atualizada anualmente e a nova versão está prevista para ser lançada em outubro.
Diego Mendes, diretor adjunto de Tecnologia da Informação, ressalta o objetivo da iniciativa. “A ideia da pesquisa é melhorar o portal a partir do feedback dos usuários, visamos, com isso, alcançar a melhoria contínua tanto da transparência quanto do serviço de informação. A pesquisa serve para balizar o nosso atendimento através do portal”.
Ariston Araújo, assessor da Diretoria-Geral Adjunta, destacou a agilidade na resposta às solicitações. Ele informou que a Lei de Acesso à Informação (LAI) determina prazo de resposta de 20 dias prorrogável por mais 10. “Pode chegar, portanto, até a um mês de prazo, mas, no geral, temos conseguido responder a maior parte das solicitações em até cinco dias. As que extrapolam esse período são aquelas que demandam encaminhamento para outros departamentos da Casa”.
Perfil das respostas
Ao todo, foram contabilizados 26 registros de participação na pesquisa. O quantitativo reflete apenas a opinião de usuários que acessam o portal para solicitar algum tipo de informação ainda não encontrada ou disponibilizada. “O número relativamente baixo de demandas mostra também que temos conseguido manter o site atualizado, conforme determina a LAI Federal e Estadual”, observou Araújo.
Dentre as demandas mais recorrentes, estão solicitações de esclarecimentos sobre concursos públicos e processos legislativos. Pedidos de certidões, especialmente às referente a tempo de serviço, também ganham destaque entre as informações solicitadas.
Tópicos avaliados
Acessibilidade, credibilidade das informações, disponibilidade, agilidade e qualidade das respostas e grau de satisfação geral com o atendimento foram os tópicos avaliados pela pesquisa. Cada avaliação contou com escala de pontuação de 0 a 5.
Todas as respostas obtiveram pontuações compreendidas no intervalo de 4 a 5 pontos. O tópico que recebeu a melhor avaliação foi o referente à credibilidade das informações, com a média alcançada de 4,8 pontos. A íntegra do relatório pode ser acessada no link.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias