O portal institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás se consolida, cada vez mais, como uma das principais portas de entrada da sociedade ao Parlamento goiano. O site oficial da Alego registrou, entre janeiro e dezembro de 2023, 2 milhões, 31 mil e 15 acessos. Com cerca de 257 mil visitas, o recorde foi registrado em agosto.
Os dados são dos relatórios fornecidos mensalmente pela Diretoria de Tecnologia da Informação. Com o esforço do trabalho realizado pelos profissionais da Comunicação da Casa, são publicados, em tempo real, todos os acontecimentos do Legislativo. O intuito é garantir transparência e acesso à informação, itens essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública.
Durante todo o ano passado, foram visualizadas 2.770.262 páginas. A duração média de cada visita foi de um minuto e 49 segundos. Ao todo, 53,9% das visitas foram de visitantes novos, o que indica que o site tem alcançado novos públicos.
O relatório da DTI aponta que 97% dos acessos ao Portal da Alego foram realizados no Brasil, principalmente na cidade de Goiânia (22,82%). Quando o assunto é compartilhamento das notícias, a principal plataforma, com 68,98% dos casos, foi o Instagram.
A seção ‘Transparência’ responde por 351.406 acessos, sendo as subdivisões mais visitadas, nesta ordem, ‘Processos’, ‘Diárias’ e ‘Despesa pessoal’.
A Agência de Notícias Yocihar Maeda, vinculada à Diretoria de Comunicação da Alego, é responsável pelo conteúdo jornalístico produzido e divulgado no Portal Alego. De caráter essencialmente institucional, o site é fonte de informação para diversos outros sites de notícias políticas de Goiás, e preza por uma cobertura jornalística representativa da Assembleia como instituição, órgão de Estado, acima de interesses partidários.
Devido a uma atualização do sistema, só foi possível filtrar as notícias mais acessadas no período entre junho e novembro. Com 24.318 cliques, a campeã em visualizações é sobre a sanção da lei que prevê combate à intolerância religiosa nas escolas. Logo em seguida, aparecem, em ordem decrescente, as seguintes matérias: “Matéria que dá direito a idoso de manter acompanhante em hospital é aprovada em Plenário”; “No Dia Nacional de Combate ao sedentarismo, autoridades alertam para necessidade da atividade física”; “Proclamação da República” e “A lei fortalece a sociedade”.
Foi grande a quantidade de acessos ao perfil institucional de cada um dos deputados da Casa durante o ano. No total, foram registradas 110.334 visitas. Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete. Presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB) foi o legislador que mais recebeu visitas: 6.575. Em seguida estão, nesta ordem, Amauri Ribeiro (UB) (6.389), Antônio Gomide (PT) (5.343), Ricardo Quirino (Republicanos) (3.836) e Bia de Lima (PT) (3.275).
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias