A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na manhã desta quarta-feira, 6, sessão solene de entrega do Certificado do Mérito Legislativo em homenagem ao Dia do Músico, celebrado anualmente em 22 de novembro. O encontro foi promovido pelo deputado Lineu Olimpio (MDB) e teve local no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis.
Além do parlamentar, estiveram na mesa dos trabalhos: o secretário de Estado da Retomada, César Moura; o presidente da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), Conselho Regional do Estado de Goiás – A Casa do Músico Goiano, Otoniel Pacheco Ferreira; diretor social do Sindicato dos Músicos do Estado de Goiás, Odair Fernandes da Silva; e a superintendente de Fomento e Gestão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Raíssa Coutinho David.
Reconhecimento e agradecimento foram o centro da fala inicial de Lineu Olimpio depois que ele abriu a sessão. Olimpio fez cumprimentos aos integrantes da mesa e agradeceu aos esforços de cada um eles em favorecimento da classe artística, sobretudo os músicos goianos. O parlamentar agradeceu, em especial, o secretário de Estado da Retomada, César Moura, pelo empenho da pasta em manter vivo o setor cultural durante a crise de covid-19 e na retomada das atividades no pós-pandemia.
Profissão antiga
Presidente da OMB, Conselho Regional do Estado de Goiás – A Casa do Músico Goiano, Otoniel Pacheco Ferreira discorreu sobre o contexto histórico da música. “A música é uma das profissões mais antigas da humanidade e uma das profissões que tem o maior número de profissionais ativos. O que seria da humanidade sem a música? O criador criou a música para que o homem a usasse para adorá-lo. Então, se até o criador não se viu capaz de viver sem música, quem somos nós para viver sem ela?”.
O homenageado falou, ainda, que as pessoas que vivem de música levam alegria e felicidade aos momentos sociais e de interação humana, mas pontuou que a classe ainda sofre com a desvalorização. “É uma das profissões menos valorizadas. São vários os casos de contratantes que exploram a categoria ou não pagam devidamente. É preciso, com urgência, que a classe musical tenha políticas públicas e leis rigorosas que coloquem nossa profissão como autonomia e dignidade. Por isso agradecemos ao senhor, deputado Lineu, pois sempre que nós o procuramos o senhor nos recebeu e atendeu nossas demandas”, encerrou.
Na sequência, Odair Fernandes da Silva agradeceu ao deputado Lineu Olimpio. “Fico feliz com a homenagem e reforço que devemos seguir buscando os nossos direitos, oportunidades e espaços para a classe musical. Eu faço parte da Ordem dos Músicos e sigo nessa tarefa para alcançar uma situação mais agradável para os músicos de Goiás. Ser músico não é profissão, é sina. Quem é músico é músico a vida toda. E nós somos felizes por levar a música para as pessoas, de proporcionar alegria para elas”, afirmou.
O sindicalista aproveitou o momento para pedir o apoio do deputado. “Que você, Lineu, continue assim, lembrando dos músicos, ajudando esses profissionais que tanto se esforçam para exercer suas funções e levar seu trabalho para o público. Parabenizo a todos por hoje e deixo uma frase de Renato Teixeira: Vamos tocando em frente!”
Ao falar em nome dos homenageados, o músico Marco Antonini observou que a humanidade não poderia existir sem a música. “Sem a música, nós não existiríamos. Um filme, uma história, uma novela sem música não existe. A pandemia nos mostrou como nossa classe é importante e vital para a existência humana. Enquanto muitas pessoas estavam sozinhas em seus lares, a música foi a única companhia”, declarou.
O homenageado pontuou que o dia a dia de um músico não é fácil e apontou as complicações e disciplina exigida. “Precisamos estudar, decorar e subir ao palco para exercer nossas funções. Mas a música está presente enquanto a pessoa está solitária, ou em grupo, enquanto morre e enquanto alguém está vivendo. A música está presente em todas as etapas dessa jornada que é viver. A música abrange educação, arte e cultura e em nome de todos nós, músicos, quero dar meu abraço e agradecer a todos vocês.”
Políticas públicas consolidadas
Na sequência, a superintendente de Fomento e Gestão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Raíssa Coutinho David, enalteceu Lineu Olimpio por ser um parlamentar que valoriza e se preocupa com a cultura de Goiás. Ela se disse feliz e honrada por ter o legislador valorizando a cultura do Estado.
“Neste ano já estive aqui em uma sessão solene em que foi entregue a Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva. O evento celebrou uma das mais importantes tradições culturais do Estado e homenageou personalidades que se destacaram na preservação e promoção das Cavalhadas. E hoje, eu estou novamente aqui para essa bonita homenagem”, destacou Raíssa Coutinho.
A gestora afirmou ainda que o Governo de Goiás tem o compromisso com a classe artística e musical do Estado e tem investido no setor cultural. “Esse ano lançamos editais importantes para a valorização dos músicos, somando um valor de 4 milhões de reais. Além disso, neste mês de novembro vamos lançar outros editais e o retorno do Claque Retomada Cultural, cujo o edital será aberto em janeiro. Enfim, os artistas do nosso Estado estão sendo valorizados e seguimos nessa busca para agraciar ainda mais os músicos com recursos e fomentos”, enfatizou.
O prefeito de São Luiz do Norte, Elieudes Dias de Moraes (UB), fez um breve discurso e parabenizou todos os músicos que estão sendo homenageados nesta manhã com a entrega do Certificado de Mérito Legislativo. O prefeito ressaltou a importância do deputado Lineu Olimpio em agraciar a classe musical goiana.
O secretário César Moura falou da importância de se estabelecer políticas públicas sólidas para a classe musicista e apontou que a arte é fonte de recursos para muitas pessoas do Estado. “Hoje celebramos o Dia do Músico. E essa homenagem é para aqueles que fazem dessa arte uma expressão da humanidade. Em Goiás, terra rica de cultura, a música é o sangue que corre em nossas veias, em tantos estilos que representam a identidade do nosso povo. Sabemos dos desafios e dificuldades encontradas, sobretudo pelos músicos independentes. Por isso é fundamental ter políticas públicas que fortaleçam essa classe.”
O propositor da sessão solene, deputado Lineu Olimpio (MDB), iniciou o discurso agradecendo autoridades presentes, artistas locais e representantes do segmento da música de destaque no Estado de Goiás. Na sequência ele destacou o poder que a música tem na vida das pessoas.
“A música, para muitos, pode ser uma vocação, uma profissão, um hobby prazeroso, mas em todos os casos é uma verdadeira expressão da alma. Ela une pessoas, raças e nações. A música tem o poder de conectar o mundo. É uma forma de expressão universal que nos toca profundamente em momentos de alegria, tristeza e reflexão. Temos a felicidade de receber aqui músicos de várias áreas, integrantes de bandas, conjuntos musicais, cantores, todos aqueles que dedicam a música com uma paixão e entrega. Vocês vêm de diferentes partes do Estado, trazendo o talento e a diversidade da música goiana. Goiás é, sem dúvida, um verdadeiro celeiro de talentos”, disse.
O parlamentar também discorreu sobre um projeto de lei de sua autoria que pleiteia a valorização dos músicos. Ele informou que, atualmente, tramita na Casa de Leis propositura de sua autoria que contempla a área musical do nosso Estado. Trata-se do projeto de nº 23295/24, que foi discutido com a Ordem dos Músicos e com o Sindicato dos Bares e consiste em instituir a Política Pública Estadual de Promoção da Valorização e Justa Remuneração de Profissionais da Música Goiana, criando o selo “Estabelecimento Amigo do Músico” em Goiás.
“O objetivo é garantir à classe artística condições dignas de trabalho e remuneração, especialmente no repasse dos valores pagos a título de couvert artístico e nas relações de consumo de forma a promover a continuidade da carreira musical e do enriquecimento cultural e social da comunidade”, explicou o legislador.
Lineu enfatizou ainda que os músicos podem contar sempre com sua atuação parlamentar. “Contem comigo, com nosso gabinete, pois eu tenho um compromisso com a arte e cultura do Estado de Goiás. Eu valorizo os profissionais da categoria e estamos em busca de melhorias para a classe musical goiana”, declarou.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias