A Assembleia Legisalativa de Goiás realizou sessão solene na noite dessa segunda-feira, 4, em comemoração ao Dia Nacional do Administrador. A homenagem foi proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB). Entre os homenageados, gestores de empresas privadas e de órgãos públicos, os presidentes do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo José Macedo, e do Conselho Regional de Administração (CRA Goiás), Samuel Almeida, o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Antônio Cruvinel Borges Neto, e o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (UB).
Instituído por Resolução do Conselho Federal de Administração, em 1968, o 9 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional do Administrador em alusão à assinatura da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, que regulamentou a profissão de administrador no Brasil.
Virmondes Cruvinel justificou a diversidade de homenageados à importância dos profissionais em todas as esferas. Segundo ele, é um reconhecimento à necessidade básica da gestão ser feita com qualidade, tanto na iniciativa privada, quanto no poder público. “Percebemos que cada vez mais gestores têm se preparado para isso na vida pública, adequando-se a Lei de Responsabilidade Fiscal e a outras importantes missões legislativas. O papel da Assembleia é reconhecer cada um que faz diferença na sua missão, tanto no público e também no privado.”
O legislador lembrou que o Parlamento estadual tem dado exemplo de busca por uma gestão pautada pela responsabilidade. Segundo ele, o presidente Bruno Peixoto (UB) tem primado pela administração de resultados e de diálogo com a sociedade civil organizada e lideranças políticas, mas sobretudo, que dê o exemplo. “Aqui nós temos feito economia, temos trazido possibilidadede gestão de qualidade, sinalizando a realização de concurso público. Nós temos trazido a oportunidade, inclusive, de devolver recursos ao poder público, para fazer investimento em áreas estratégicas, como é o caso da saúde. Um apoio importante à construção do Hospital Cora, que vai ser uma referência no tratamento do câncer.”
O deputado ressaltou, também, investimentos em outras áreas, como de segurança pública, Corpo de Bombeiros especificamente. “Isso representa essa forma da Assembleia Legislativa, representada por todos os deputados, de fazer uma gestão de qualidade”, sublinhou.
Responsabilidade
Samuel Albernaz lembrou do papel social do administrador, no desenvolvimento do país, que de acordo com ele, vai muito além do controle de empresas. “Acredito muito que o administrador sempre terá uma grande responsabilidade no processo de crescimento de um país, através de um empreendedorismo, da geração de emprego e renda, bem como na manutenção das empresas.”
O administrador ainda agradeceu pela deferência que Virmondes Cruvinel tem com a profissão e com o Conselho, mas também pela homenagem. “Fica registrado nosso agradecimento ao deputado Virmondes Cruvinel, autor dessa sessão especial, um grande parlamentar, um grande deputado. (…) É muito gratificante ser reconhecido, ser valorizado por essa Casa de Leis, que reconhece a importância do administrador perante às organizações públicas e privadas.”
O deputado Lucas do Vale (MDB), filho do prefeito de Rio Verde e um dos homenageados, Paulo do Vale, também ressaltou a importância da profissão tanto no setor público, quanto no privado. Ele lembrou dos desafios enfrentados diariamente por todos os profissionais, principalmente se levando em consideração a burocracia do país. “Quero parabenizar a todos aqui presentes, todos que estão envolvidos, que são administradores, sabem dessa lida diária, dos desafios. Vocês têm que ‘matar um leão por dia’ com todas essas burocracias e dificuldade que existem em nosso país.”
O prefeito de Rio Verde falou em nome dos gestores públicos homenageados. Paulo do Vale afirmou que não cabe mais amadorismo na gestão pública. “Nós temos que ter respeito ao dinheiro de todos nós. E para ter respeito, nós temos que trazer como resultado final, qualidade de vida à população”, argumentou.
O gestor lembrou que a principal diferença entre a gestão pública e a privada é que o empreendedor precisa trabalhar o ano inteiro para ver o resultado financeiro, já as prefeituras, estados e a União começam o ano com orçamento para gastar, mas para ele, essa vantagem aumenta a responsabilidade do gestor público.
O prefeito apresentou alguns dados econômicos de Rio Verde para mostrar como uma boa administração traz resultados, entre eles, o salto de quarto para segundo lugar no Coíndice [Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios] e ainda por respoder por 33% das exportações feitas pelo Estado. “Muito dos resultados que obtiveremos foi graças à administração, planejamento, metas, responsabilidade, coragem e, principalmente, respeito ao dinheiro público.”
Após a entrega do Certificado do Mérito Legislativo, o presidente do CFA discursou em nome aos homenageados. Leonardo José Macedo afirmou que, apesar da importância da profissão, o meio acadêmico vem registrando uma queda no interesse por cursos de administração, o que tem sido uma preocupação, mas que a entidade vem trabalhando, especialmente, na fiscalização para garantir que os postos de trabalho previstos para administradores sejam ocupados por profissionais.
Ele disse acreditar que a crise pela qual o Brasil passa é, antes dos aspectos político e econômico, de gestão, o que pode ser sanado pela atuação dos profissionais. “Com o trabalho dos profissionais de administração, melhores políticas públicas hão de vir, em defesa da nossa sociedade”, afirmou.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias