A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, nesta segunda-feira, 6, por iniciativa do deputado Talles Barreto (UB), sessão solene extraordinária em homenagem a mulheres que venceram o câncer de mama, em Goiás, e aos profissionais de saúde que atuam no combate à doença. A condecoração contou com a entrega de Certificado do Mérito Legislativo.
A mesa diretiva da solenidade foi composta, além de Barreto, pelo secretário de Estado da Saúde, Sérgio Alberto Cunha Vêncio, pela psicóloga do Cora HC-UFG e vice-presidente da Associação das Portadoras de Câncer de Mama, Márcia de Faria Veloso, e pelo secretário de Transporte da Alego, Maurício Roriz dos Santos.
Reconhecimento
De acordo com o deputado, autor da iniciativa, trata-se de “uma justa homenagem às guerreiras” que superaram a batalha contra o tumor de mama, considerado o tipo que mais acomete mulheres no mundo todo. “Sabemos que não foi simples chegar até aqui. É uma doença extremamente difícil, desgastante, com tratamento complexo e vários efeitos colaterais”, pontuou Talles Barreto.
O legislador ressaltou a importância do diagnóstico precoce e do autoexame. “Ambos salvam vidas, com o auxílio de Deus e da medicina”, e evidenciou o reconhecimento merecido aos profissionais da área, que, segundo ele, têm papel social, com a doação de “colo e abrigo às pacientes”, durante o tratamento. “São vocês, profissionais, que tornam esse caminho mais leve e as incentivam a encarar os percalços aos quais estão suscetíveis durante o tratamento”, frisou.
“Sentimo-nos honrados em propiciar a entrega dessa homenagem àqueles que trabalham de forma incansável, em prol de toda a coletividade, àquelas que enfrentaram uma longa e dura batalha, mas que, bravamente, saíram vitoriosas. Não desanimem. Cuidem da saúde, do bem-estar e celebrem a vida a todo o momento, pois todos os dias são especiais”, salientou o deputado.
Avanços
Na tribuna, o secretário estadual da Saúde, Sérgio Alberto Cunha Vêncio, fez um balanço sobre a campanha Outubro Rosa, oportunidade em que foram realizadas diversas ações pelo estado de Goiás. Dentre as atividades, o chefe da pasta evidenciou o convênio inédito estabelecido pelo governo estadual para se fazer o exame de rastreamento genético em pessoas com câncer familial, tipo da doença mais agressivo e que ocorre de forma mais precoce.
Segundo o secretário, por determinação do governador Ronaldo Caiado (UB), as policlínicas passarão a ter um perfil de assistência no pré-operatório. Ele explicou que cada unidade vai realizar 1.500 exames pré-operatórios, consultas e exames por mês, e vão se transformar em centros de diagnóstico de câncer, não só de mama, mas de qualquer tipo, por meio de exame guiado por ultrassom, para o qual os profissionais vão ser capacitados no Hospital das Clínicas.
“Tudo deve estar funcionando até o começo do ano que vem, em janeiro, sem falta. Isso vai proporcionar que o tempo entre o diagnóstico ou a suspeita do câncer e o tratamento seja encurtado. Tratar os casos de câncer já numa fase tardia, tem muito mais custo pessoal para o paciente e ônus também para o sistema público de saúde. Então, a gente quer encurtar isso”, esclareceu Vêncio.
O secretário acrescentou que, a partir do final do ano que vem, Goiânia contará com o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). De acordo com ele, o Cora oferecerá tratamento contra o câncer infantil, em uma obra estimada em R$ 150 milhões, e contará ainda com um investimento de mais de R$ 280 milhões para construção da ala de tratamento para adultos e a unidade de prevenção.
Prevenção
A nutricionista Lara Lima Nabuco discursou na tribuna em nome das mulheres homenageadas. “Quero expressar a minha gratidão por essa bela iniciativa às mulheres que venceram o câncer de mama e aos profissionais de saúde, que, incansavelmente, lutam junto conosco”, celebrou.
De acordo com a homenageada, trata-se de um diagnóstico difícil, mas possível de ser vencido. “A prevenção é um caminho muito longo, que não devemos enfatizar apenas na campanha Outubro Rosa. É um mês em que a gente intensifica a mensagem de cuidado e prevenção, mas algo que deve durar o ano inteiro”, frisou.
Chefe do serviço de mastologia do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), a médica Erica Pereira de Sousa e Silva reforçou a importância de se falar sobre prevenção e tratamento de câncer. “O estado de Goiás está na vanguarda do tratamento porque nós temos ótimos serviços, ótimos profissionais e ótimos recursos”. Segundo ela, apesar de serem muitos casos, 90% das ocorrências de câncer de mama são curáveis.
Após relatar ter presenciado momentos angustiantes, de pessoas que tardaram em procurar ajuda médica, a psicóloga do Cora HC-UFG e vice-presidente da Associação das Portadoras de Câncer de Mama, Márcia de Faria Veloso, fez coro aos discursos anteriores, voltados à importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença. Ela destacou as ações informativas como essenciais para a busca de exames preventivos. “O câncer de mama não tem partido político e nem religião. É uma causa desta Casa e de todos”, enfatizou.
Homenageadas
Confira a lista das homenageadas com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo durante a sessão solene:
Adriana Laís Barbosa da Silva Oliveira
Eliane Maciel de Paula
Evanilde Fernandes Costa Gomides
Glenda Maria Bastos Souza
Ilza Rodrigues
Lara Lima Nabuco
Leany Bonifácio da Silva Savioli
Magda Lúcia Reges da Silva Barros
Mônica Galvão dos Reis Morello
Rosilma Gomes da Silva
Carolina Silva Souza
Elisângela de Paula Silveira Lacerda
Erika Pereira de Sousa e Silva
Fernanda Machado de Sá Ferreira
Jane Mary Rosa
Karine Anusca Martins
Laís Oliveira Pinheiro
Larissa Soares Maciel
Pauliene Christielly Cardoso da Silva
Rosangela de Freitas Costa
Sandra Maria Gonçalves Nogueira
Thaís Alves Rocha Barros
Vanessa Clécida Teixeira Ataides
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias