Por iniciativa de Lineu Olímpio, Alego celebra o Dia do Músico com entrega de Certificado do Mérito Legislativo

0
140

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou músicos de todo o Estado, em comemoração ao Dia do Músico, celebrado nesta quarta-feira, 22 de novembro. A sessão solene, por iniciativa do deputado Lineu Olimpio (MDB), foi realizada no Plenário Iris Rezende Machado, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo a 76 compositores, intérpretes, instrumentistas e cantores de vários municípios goianos.    

Compuseram a mesa de trabalhos, presidida por Olímpio: a superintendente de fomento da Secretaria de Estado da Cultura, Raíssa Coutinho, representando a secretária Yara Nunes; o diretor executivo da presidência da Alego, Rubens Kirsteim; o representante da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), Emerson Biazon; o maestro e delegado da OMB regional de Goiás, Otoniel Pacheco Ferreira; e o músico e compositor Juarez Dias.

A sessão foi iniciada com a execução do Hino Nacional, interpretado pelo cantor Flaviano Leandro da Silva, acompanhado no saxofone por André Monteiro.

Em seguida, Lineu Olímpio falou aos presentes. Ele expressou a alegria em receber os homenageados na Casa do Povo e pontuou que, apesar de não ser músico, é um apaixonado pela arte. O parlamentar sublinhou que a sua cidade, Jaraguá, tem uma forte tradição musical, lembrando que a Banda Santa Cecília tem mais de 150 anos de criação, tendo sido responsável por formar inúmeros músicos que atuaram em várias bandas do Estado e do país.

Olimpio lembrou que outras bandas também marcam presença na cidade, além da Escola Basileu França, do Governo do Estado, que também está em Jaraguá, formando músicos. O legislador destacou a importância da Banda 13 de Maio, da cidade de Corumbá de Goiás, também de grande importância cultural para o Estado. Olímpio lamentou a falta de condições de trazer mais integrantes da corporação para a homenagem na Alego.

O deputado falou do quanto a música é importante para o ser humano. “A música ela faz com que o nosso espírito se acalme, faz com que ele possa revigorar. (…) E o músico em si tem uma formação cultural e de caráter muito grande. São pessoas serenas, calmas, que conduzem suas famílias, o seu dia a dia, seus amigos, com mais tranquilidade. A disciplina faz a pessoa fazer tudo isso”, afirmou.

Diretor músico

Em seguida, o diretor da Alego Rubens Kirsteim, que também é músico, fez uso da palavra. Ele elogiou a atuação de Lineu Olímpio, que além de se dedicar à população, tem demonstrado preocupação também em auxiliar na administração da Casa. 

Kirsteim disse que toca nas horas de folga, e tem uma guitarra na sua sala na Assembleia, instrumento que sempre usa para aliviar o estresse. Para além disso, junto com outros servidores, montou a banda Casa de Leis. “Qual a finalidade disso? É mostrar que dentro do nosso local de trabalho se a gente tiver um pouquinho de vontade, a gente descobre grandes talentos, descobre pessoas que gostam e têm o mesmo ideal que a gente. E é isso que a gente faz hoje, divulgar a música, divulgar a cultura.”

Na sequência, Raíssa Coutinho falou da felicidade em participar de um evento de reconhecimento do trabalho de pessoas com um talento tão especial como os músicos. Ela antecipou que a Secretaria de Cultura já está trabalhando no planejamento da execução da Lei Aldir Blanc para o próximo ano e que serão lançados editais no valor aproximado de R$ 40 milhões para Goiás.

Edital para bandas

A superintendente informou que haverá um edital específico para a manutenção das bandas do Estado. “Fico muito feliz em fazer esse anúncio em nome do governador Ronaldo Caiado (UB) e da secretária Yara Nunes.”

Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, o maestro e delegado da OMB-GO, Otoniel Pacheco Ferreira, discursou em nome dos homenageados. O maestro parabenizou os colegas homenageados e todos os músicos do Estado por levarem alegria à população, através da música. Também sinalizou a alegria de ter, entre os agraciados com a comenda, músicos que foram seus alunos.

Otoniel agradeceu ao deputado Lineu Olímpio pela homenagem, aos prefeitos goianos que têm recebido projetos musicais em seus municípios e aos pastores de igrejas evangélicas, que têm aberto as portas dos templos para a iniciação musical das crianças e a criação de orquestras.

O músico disse que a teoria musical ensina que a música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante ao som. Para ele, isso significa que a música tem o poder de moldar o caráter do ser humanos. “Então mais uma vez eu quero relevar o trabalho de todos os músicos que estão aqui presentes. Quando você executa o instrumento, você está atingindo a alma do indivíduo. E através disso você consegue mudar crianças, adolescentes, pessoas que, às vezes, estão indo por um caminho das drogas, caminhos complicados, até mesmo a depressão. E a música tem poder de transformar tudo isso. A música trabalha o íntimo do ser humano.”  

Após a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos outros homenageados, a sessão foi encerrada. 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias