A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa quarta-feira, 9, sessão solene para homenagear engenheiros civis, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a profissionais da área que se destacaram em sua atuação. A sessão, por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), teve lugar no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis.
Fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, além do parlamentar: o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás ( (Sinduscon-GO), Hidebrair Henrique de Freitas; o conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Márcio Elisio Martins de Oliveira; a diretora executiva da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis de Goiás (Abenc-GO), Pollyana de Sousa Carvalho; o conselheiro do Crea-GO Kleiton Alves Lima; e o engenheiro Francisco Alves de Morais Neto.
Ao iniciar sua fala, Eduardo Prado falou da sua honra em prestar a homenagem, afirmando obedecer um critério rigoroso para as entregas de honraria. Ele disse que os engenheiros civis merecem todas as reverências da Casa. “A construção civil é uma das maiores geradoras de empregos em Goiás e proporciona a melhora substancial da nossa economia”, afirmou.
Prado reforçou que tem um carinho especial pela categoria e pelo trabalho que eles realizam em prol da sociedade. Defendeu a desburocratização do trabalho desses profissionais e uma maior celeridade nos processos. “A engenharia é uma área importante, não só pela construção de obras, mas pela sua responsabilidade social e ambiental, ao preservar recursos para as novas gerações. Seus profissionais são responsáveis também pelas maiores inovações da humanidade. Hoje celebramos e agradecermos os engenheiros por todo amor, capacidade de projetar futuros e pelos projetos de mundo melhor.”
Engenharia e futuro sustentável
Em seguida, o presidente do Sinduscon, Hidebrair Henrique de Freitas, contou da sua paixão pela engenharia, herdada do pai. Reforçou o papel do profissional em deixar legados, com a missão de construir um Brasil melhor. “O Brasil investiu 0,5% em infraestrutura no último ano e apenas 75% das cidades possuem saneamento básico. Temos muito trabalho e muitos desafios pela frente. Nossa profissão é responsável por essa missão e isso nos enche de orgulho.”
Em seguida, a diretora executiva da Abenc, Pollyana de Sousa Carvalho, discorreu sobre a entidade, que existe desde 2009, e possui o papel de fortalecer a classe dos engenheiros civis, que são responsáveis por 25% da produção industrial de Goiás. “Trata-se de uma área multidisciplinar, com diversos profissionais e responsabilidades. Podemos perceber a representatividade que temos no segmento econômico e no crescimento da sociedade. Fico feliz de representar meus colegas nessa noite e agradeço ao deputado pela solenidade”, disse Pollyana.
O conselheiro do Crea Kleiton Alves Lima também reforçou sua gratidão pela homenagem, e a honra de dividi-la com colegas talentosos. Afirmou que é um reconhecimento pela paixão e pelo compromisso dos profissionais engenheiros em construir uma sociedade melhor. “Cada um aqui tem um papel crucial na nossa missão de transformar ideias em realidade. Que essa homenagem sirva de lembrete da importância do nosso trabalho e do impacto positivo que geramos na vida das pessoas”, externou.
Por fim, o também conselheiro do Crea Márcio Elísio Martins de Oliveira falou em nome dos homenageados da noite, reforçando gratidão pela honraria. Ele contou que o Crea tem como principal missão a defesa da sociedade e da profissão de engenheiro, garantindo que as obras sejam sempre feitas por profissionais capacitados e formados. “Temos nesta noite, diversos profissionais respeitados nas mais diversas áreas, que fazem o desenvolvimento do estado e são responsáveis por projetar, planejar e executar as moradias, escolas, hospitais e estradas” enfatizou.
O conselheiro destacou, ainda, que os engenheiros civis contribuem de forma enfática para a construção de Goiânia e de Goiás, “Agradeço, e muito, o empenho e esforço de cada um presente nesta noite, que gera sempre um saldo muito positivo para a nossa sociedade. São momentos como esse, que enobrecem a nossa profissão e tornam o nosso oficio mais agradável”, finalizou.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias