InícioAlegoPor iniciativa de Delegado Eduardo Prado, voluntariado goiano foi homenageado pela Alego...

Por iniciativa de Delegado Eduardo Prado, voluntariado goiano foi homenageado pela Alego nessa 4ª-feira

O trabalho social de voluntários que atuam em diversas associações foi reconhecido pelo Poder Legislativo goiano com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. A solenidade para concessão da comenda foi na noite dessa quarta-feira, 20, promovida pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL).

A sessão solene foi presidida pelo parlamentar propositor da homenagem, que convidou para compor a Mesa Diretiva: a presidente do Abrigo Seara de Luz Colônia Renascer de Iporá, Eunice Francisca dos Santos; o presidente das Obras Sociais Bezerra de Menezes – Projeto Crescer, Thiago Manuel de Allan Kardec Ferreira; o diretor-tesoureiro das Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (Osceia), Wagner Nogueira da Silva; o secretário de Assistência Social da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), José Antônio da Silva Neto; o diretor de gestão de adultos do grupo Escoteiro Polivalente, Marco Aurélio Alves Vicente; a voluntária Carolina Farinelli, do grupo + Amigos; e o advogado voluntário Luiz Costa. A solenidade também foi prestigiada pelo ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson Guimarães (PT).

Em seu discurso, Eduardo Prado disse ser muito criterioso na escolha dos homenageados, porque considera que quem recebe um Certificado do Mérito Legislativo está representando os cidadãos goianos. “Por isso eu me sinto muito tranquilo em dizer que vocês foram escolhidos a dedo. À minha equipe, eu pedi para escolher pessoas que realmente merecem ser homenageadas.”  

Prado afirmou que tem grande prazer em ser um dos deputados que mais ajuda as instituições sociais com emendas parlamentares, apesar das limitações impostas pelas regras para destinação dos recursos. Ele ressaltou que ao longo da vida tem testemunhado de perto o impacto positivo que os voluntários têm na vida de quem mais precisa, seja em causas sociais, ambientais, educacionais, entre tantas outras.  

O legislador destacou o papel fundamental das organizações não governamentais, das instituições de assistência social e das igrejas que atuam em parceria com os voluntários, na formação de uma rede forte de apoio para promover o bem-estar coletivo. “No contexto atual marcado por crises econômicas, crises ambientais, crises sociais, crises políticas, o voluntariado se torna ainda mais importante. Ele representa uma resposta positiva e pró-ativa diante dos desafios que nós enfrentamos, mostrando que cada um de nós pode fazer a diferença, mesmo diante das adversidades.”

O deputado lembrou da sua trajetória profissional como delegado de Polícia, em que se deparou com as situações mais trágicas possíveis. Desde o início da carreira na cidade de Alvorada do Norte, no Noroeste goiano, a região mais pobre do Estado, passando pelo 22º Distrito Policial, no Jardim Curitiba, em Goiânia, outra região muito carente. Depois ele passou, também, na Delegacia de Narcóticos, quando viu crianças e adolescentes usados pelo tráfico e rejeitados pelas famílias.

Ele citou ainda o caso mais emblemático da sua carreira, a investigação sobre o serial killer Thiago Henrique Gomes da Rocha, que se tornou um criminoso assassino de dezenas de mulheres, mas que também foi uma vítima do abandono social. 

“Estou fazendo esse feed back da minha carreira porque tem tudo a ver com a atuação de vocês, porque vocês ajudam o Estado inoperante a suprir aquilo que deveria fazer. E o trabalho de vocês transforma realidades”, explicou.  

Todos nós juntos…

Em seguida a voluntária do + Amigos Carolina Farinelli fez uso da palavra. Ela ressaltou que a homenagem a relembrou o começo da ação social, que se chamou inicialmente Amigos da Madrugada. “Isso me fez refletir o quanto a frase ‘ninguém é melhor que todos nós juntos’ faz cada vez mais sentido. Nossa ação social só existe porque há enorme união entre nós. Quando um não pode, o outro pode. Nossas diferenças se completam para formar um só, chamado + Amigos.”

Ela falou do privilégio de servir ao próximo com a união de tantas pessoas de bom coração. E parabenizou a todos os voluntários presentes, em especial, os que dividem essa ação com o + Amigos.

Na sequência, a tabém voluntária do + Amigos Gizele do Nascimento Soares recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou em nome dos homenageados. Ela se disse sentia honrada em representar os voluntários homenageados e leu texto de uma colega voluntária que, segundo Gizele, representa muito bem o que é o projeto + Amigos.

O texto diz que a busca pelo projeto, inicialmente, se dá quase sempre para preencher um vazio no coração de cada um, mas na trajetória do voluntariado, esse vazio é preenchido e as pessoas aprendem a lidar com o vazio do outro com muito mais empatia. “Perceber que o nosso vazio não é nada, comparado a milhares de outros vazios avassaladores que existem nessa vida é a maior recompensa que recebemos em troca. Com o passar do tempo nem pensamos mais na recompensa, apenas vivemos em verdade, alegria e amor todas as quartas-feiras.”

Gizele Soares explicou que nesse dia da semana os voluntários do +Amigos saem pela madrugada indo às filas dos hospitais levando amor, alegria e alimento para as pessoas que lá estão. A voluntária disse que a mensagem de amor é o maior ensinamento de Jesus Cristo e é ela que guia as ações do grupo a que pertence. E completou: “Que esse amor seja inspiração para a transformação de muitas pessoas através de tantos projetos aqui homenageados nessa noite”.

Após a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos homenageados, foi feita a foto oficial de todos os que receberam a comenda, juntamente com o deputado. E antes do encerramento da solenidade, Eduardo Prado foi presenteado pelos voluntários do + Amigos, com uma camiseta do grupo.  

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA