InícioAlegoPolíticas de prevenção às doenças renais podem entrar para o Calendário Oficial...

Políticas de prevenção às doenças renais podem entrar para o Calendário Oficial do Estado

Tramita na Casa o projeto de lei nº 12006/24 de autoria da deputada Rosângela Rezende (Agir), que propõe instituir no Calendário Oficial do Estado de Goiás, a Política Estadual de Conscientização e Prevenção às Doenças Renais, dentro da campanha “Março Vermelho”.

A ideia é promover uma maior conscientização e prevenção das doenças renais que afetam diariamente à população do Estado de Goiás. Entre os objetivos da proposta, estão: a divulgação dos direitos e ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento das doenças renais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); intensificar as atividades de prevenção e cuidados com os rins ao longo de todo o mês, por meio da Coordenação de Nefrologia da Secretaria de Estado da Saúde; organização e participação voluntária de médicos, profissionais da saúde e incentivar à instalação de iluminação de cor vermelha na parte externa das edificações públicas estaduais durante todo o mês de março.

A parlamentar ressalta que a instituição de uma política estadual de conscientização tão importante como esta, mostra o compromisso do Estado de Goiás com os portadores de doenças renais. O diagnóstico precoce destas doenças pode proporcionar um tratamento e controle bem mais eficaz. Além disso, devem ser de conhecimento público os fatores que previnem às doenças renais, como prática de exercícios físicos regularmente, dieta equilibrada, redução no consumo de sal, carne vermelha e gorduras e manter o controle do peso corporal.

O rim é um órgão que faz parte do sistema urinário e é responsável por filtrar os resíduos e fluidos excedentes do sangue e transformá-los em urina. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença renal acomete cerca de seis mil pessoas ao ano no Brasil e atinge em sua maioria, homens com idade entre 50 e 70 anos. Atualmente, já foram identificados diversos tipos de câncer renal, sendo o mais comum deles o Carcinoma de Células Renais Claras (CCR), que representa cerca de 70% dos casos.

A propositura tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa e foi distribuída para relatoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade).

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA