Recebeu sanção do governador em exercício Daniel Vilela (MDB) a Lei Estadual nº 22.378 (originalmente projeto de lei nº 4701/20), de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que institui a Política Estadual de Educação para o Consumo Sustentável.
O objetivo é estimular a adoção de práticas de consumo e de técnicas de produção ecologicamente sustentáveis, observando os preceitos da promoção da educação ambiental em todos os níveis de escolaridade, na rede pública estadual de ensino. Além da implementação de avisos sobre os impactos ambientais em todos os produtos e serviços comercializados ou prestados em Goiás.
Segundo o projeto original, o consumo sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção; garantia do emprego decente aos que os produzem, e facilidade no reaproveitamento ou reciclagem após o uso.
Eduardo Prado aponta, ainda, que a maioria dos brasileiros (55%) se encaixa no grupo de “consumidores em transição”, ou seja, com hábitos de consumo consciente ainda aquém do desejado. Os pouco ou nada conscientes somam 14%, ao passo que apenas 31% podem ser considerados “consumidores conscientes”.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias