A cidade de Santa Cruz de Goiás, localizada a 125 km de Goiânia, comemora 294 anos no próximo dia 27 de agosto. Para celebrar a data, a capital goiana será transferida simbolicamente ao município, já que durante os anos de 1839 até 1870, era Santa Cruz a sede do Governo, durante o período de recuperação da antiga capital goiana, Vila Boa, hoje cidade de Goiás, após uma enchente de grandes proporções. O evento acontecerá na manhã desta quinta-feira, 24, na Praça da Igreja Matriz de Santa Cruz.
As atividades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário serão instaladas, de forma simbólica, na cidade. As datas contam, também, com uma ampla programação, incluindo inaugurações e visitas do governador Ronaldo Caiado (UB), representantes dos poderes e demais autoridades políticas.
Cronograma
O evento terá início às 8h55, com a chegada do governador ao município e às 9 horas começará a solenidade de transferência simbólica da Capital.
História
Em 27 de agosto de 1729, o bandeirante Manoel Dias da Silva alojou-se em um sítio e, em agradecimento a Deus por encontrar muito ouro, ergueu uma grande cruz, na qual escreveu: “Viva el Rei de Portugal”, e afirmou que aquele seria o futuro arraial de Santa Cruz. As primeiras habitações foram construídas junto à cruz e também à capela de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
A festa de transferência da capital para Santa Cruz de Goiás foi realizada pela primeira vez em 2017. Com a pandemia de covid-19, o evento foi suspenso entre os anos de 2020 e 2021, retornando em 2022. Na ocasião, o Governo estadual assina atos pertinentes à administração, bem como homenageia personalidades de destaque nos contextos social, político e econômico de Goiás. A capital do Estado é transferida, também, de forma simbólica, para outras duas cidades goianas: A Cidade de Goiás e Rio Verde, por imposição das Leis nº 20.376, de 14 de dezembro de 2018, e nº 24.425, de 18 de março de 2019, respectivamente.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias