Na manhã desta quarta-feira, 27, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro. O evento reune diversos participantes, que destacam a relevância da inclusão e o combate ao preconceito.
O secretário de Serviços Médicos da Assembleia Legislativa, Eduardo Bernardes, enfatizou a importância da data e ressaltou que a surdez não é uma limitação, mas sim parte da diversidade humana. “A inclusão vai além da acessibilidade, envolvendo, também, o combate ao preconceito e à discriminação”, disse Bernardes, reafirmando o compromisso do presidente Bruno Peixoto em lutar por uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Continuar lutando
O presidente da Associação dos Surdos de Goiânia, Leonardo Andre Silva Rasmussem, expressou sua gratidão pelo convite e enfatizou a importância de continuar lutando pelos direitos da comunidade surda. Ele destacou a presença de representantes de diversas cidades goianas e a importância de novos projetos que visem acabar com o sofrimento da comunidade surda e promover a inclusão.
O professor Marcus Vinicius Calixto, da Secretaria Estadual de Educação (SES), fez uma retrospectiva da história da comunidade surda, destacando a luta e a resiliência dos surdos ao longo dos anos, e mencionou a importância de figuras históricas, como Pedro Henrique de Macedo Silva, o primeiro vereador surdo de Goiás.
Calixto ressaltou o papel fundamental de líderes surdos que se destacaram em diversas instituições e parabenizou a comunidade surda pelo seu papel histórico. Ele comparou a jornada da comunidade surda à luta dos afro-americanos nos Estados Unidos e destacou a importância do reconhecimento e da valorização da comunidade surda em Goiás.
A sessão solene na Alego trata da promoção da inclusão e da celebração da comunidade surda em Goiás. Os discursos dos participantes enfatizam a necessidade de continuar lutando pelos direitos e pela igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente de sua condição auditiva.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias