Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou o Dia do Cirurgião Dentista em sessão solene na noite dessa segunda-feira, 28. O parlamentar entregou, como forma de reconhecimento à categoria, Certificado do Mérito Legislativo a profissionais da odontologia goiana.
A cerimônia, presidida pelo propositor da homenagem, teve na mesa diretiva: o vice-coordenador do curso de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mauro Machado; o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Goiás (Soego), José Augusto Milhomem da Mota; o secretário executivo da Controladoria Geral do Município de Goiânia, Allen Rodrigues de Oliveira; a cirurgiã-dentista Marcilene Cabral Cruvinel de Oliveira; e a prefeita de Buriti de Goiás, Átila Rúbia de Deus (UB). A cerimônia também foi prestigiada pelo vereador por Goiânia Leo José (Solidariedade).
Em seu discurso, Prado destacou que a saúde bucal é fundamental para o bem-estar das pessoas em vários níveis: físico, psicológico e social e complementou afirmando que acredita que essa assistência é negligenciada pelo Estado. “Quantas pessoas não têm oportunidade de ir a um odontólogo, a um dentista. As pessoas não têm condição de fazer um tratamento. Eu acho ainda muito carente, o Estado muito omisso.”
O parlamentar informou que, preocupado com essa carência, já apresentou várias propostas que contemplam essa área, entre elas, um projeto de lei que obriga a oferta do serviço de odontologia nas unidades de saúde estaduais, onde há internação de pacientes, inclusive nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais da rede pública.
Segundo ele, o projeto foi aprovado pela Casa, vetado pela Governadoria, mas logo em seguida, o veto foi derrubado no Legislativo. “Essa lei é de minha autoria e está em vigência em Goiás. É a lei 21.460 de 2022. Talvez vocês não tenham conhecimento, mas que sagora possam difundir para os pacientes.”
O deputado ressaltou que os profissionais da odontologia goiana são reconhecidos pela excelência na atuação, que além de aliviar dores e restaurar a estética, devolvem a autoestima e a dignidade às pessoas.
Prado ainda citou a importância dos profissionais que atuam no serviço público de saúde, sendo a única opção de atendimento qualificado para a população mais carente. “Sem esse compromisso, essa comunidade estaria sem o amparo de um cuidado odontológico de qualidade.”
Carente
Na sequência, o presidente do Soego, José Augusto Milhomem da Mota, discursou. Ele começou lembrando que o campo de atuação da categoria é muito amplo, tanto o quanto a população é carente desse atendimento, sublinhando que 70% da população brasileira é dependente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mota afirmou que o número de profissionais na rede pública vem decrescendo e contou que Goiânia já chegou a ter mais 400 cirurgiões dentistas atuando na rede pública municipal e hoje, está com menos de 300, com uma população bem maior. O líder sindical narrou outro fato que mostra o descaso do poder público com a assistência odontológica à população, lembrando que havia um serviço especializado no Hospital Geral de Goiânia, atendendo pacientes especiais, que foi fechado.
O dentista pediu ajuda ao deputado para resolver essa demanda, assim como outras que afligem a categoria. “Vamos precisar muito do senhor e também do vereador que aqui está, porque queremos melhorar sempre. Temos uma carência hoje na rede instalada da Capital, de pelo menos, 100 profissionais, no mínimo. E tem um concurso público aí, mas os profissionais não são chamados”, finalizou.
A cirurgiã-dentista Marcilene Cabral Cruvinel de Oliveira usou a palavra em nome de todos os homenageados. Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, a profissional subiu à tribuna e também sublinhou a importância do trabalho dos cirurgiões dentistas na sociedade. “O nosso trabalho vai muito além dos procedimentos clínicos. Ele transforma vidas, ele traz sorrisos, devolve a autoestima e impacta positivamente a saúde dos nossos pacientes.”
Marcilene Cruvinel registrou que o profissional de odontologia precisa se dedicar e estudar longos anos para se graduar e outros tantos para se especializar, em diversas áreas, como no ensino, no judiciário, no esporte e na polícia científica.
A cirurgiã-dentista pontuou que é preciso superar a visão de que o dentista é apenas um avaliador de dentes. “Somos profissionais que estudam a saúde sistêmica do cidadão, a saúde como um todo. A boca faz parte do ser humano e nós estudamos a fundo, mas para chegarmos a alguns diagnósticos de origem sistêmica, eles passam pela boca. E lá estamos nós, cirurgiões-dentistas”, encerrou a profissional.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias