Parlamento goiano recebe lançamento de livro sobre o político Marco Maciel, baluarte da democracia brasileira

0
154

O Salão Nobre do Palácio Maguito Vilela, sede do Parlamento goiano, foi palco para o lançamento da biografia “O Estilo Marco Maciel”, do jornalista Magno Martins, nessa quarta-feira, 22.

O evento reuniu vários políticos, entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB), o secretário de Estado da Indústria e Comércio do Goiás, Joel Santana Braga Filho, genro de Marco Maciel, o presidente estadual do Partido Social Democrático (PSD), Vilmar Rocha, grande amigo de Maciel, e a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado. 

Goiânia foi a terceira capital que recebeu o lançamento do livro, depois de Recife (PE), berço de Marco Maciel, e Salvador (BA). Antes a obra tinha sido lançada na Academia Brasileira de Letras (ABL), onde o ex-senador, ex-deputado e ex-vice-presidente da República ocupou a cadeira 39, e no Salão Nobre do Senado Federal, onde cumpriu três mandatos.

A obra conta, em 216 páginas, a trajetória política de Marco Maciel, que ocupou vários cargos públicos. Foi deputado estadual, federal e senador por Pernambuco, Estado que governou de 1979 a 1982, nomeado pelo então presidente Ernesto Geisel. Também presidiu a Câmara dos Deputados, foi ministro da Educação e da Casa Civil no Governo Sarney (1985-1990).

Na eleição presidencial de 1994, foi eleito vice-presidente na chapa do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), sendo reeleito em 1998. Marco Maciel assumiu a Presidência da República por 86 vezes, na ausência de FHC. 

Vida ilibada

Segundo o autor Magno Martins, que foi assessor de Maciel, no início de sua carreira jornalística, a ideia de escrever a biografia veio da percepção de que não havia literatura sobre o político.

Martins afirmou que a obra foi feita para as novas gerações, para que elas conheçam um político com trajetória verdadeiramente irretocável. “Um político decente, honesto, que como deputado federal não usava verba de gabinete. Como vice-presidente da República não usava cartão corporativo. Nunca empregou os filhos, todos são concursados. Em 50 anos de vida pública não teve envolvimento em nenhum tipo de escândalo. Foi um homem que na vida pública só teve um imóvel, financiado pela Caixa Econômica Federal, que teve que vender para comprar um imóvel em Brasília, quando perdeu a última eleição em 2010. Teve uma vida ilibada”, resumiu.

O livro traz ainda uma entrevista inédita da viúva de Marco Maciel, Ana Maria Maciel, que relata entre outros detalhes, os dez anos em que o marido se afastou da vida pública por causa do Alzheimer e do drama vivido em decorrência da doença. Marco Maciel morreu em junho de 2021, aos 80 anos. A obra traz, ainda, depoimentos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias