InícioAlegoMilitar veterano recebe Título de Cidadania Goiana do Legislativo, por iniciativa do...

Militar veterano recebe Título de Cidadania Goiana do Legislativo, por iniciativa do deputado Coronel Adailton

Por propositura do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), a Assembleia Leislativa de Goiás (Alego) entregou Título de Cidadania Goiana ao coronel da reserva da Polícia Militar Edson Ferreira Moura, em sessão solene na noite dessa quarta-feira, 19. Na solenidade, bombeiros militares que estiveram recentemente em missão nas enchentes no Rio Grande do Sul também foram homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo. No início do evento, banda de música dos aprovados no cadastro de reserva no último concurso do Corpo de Bombeiros executou o Hino Nacional. 

Adailton, que comandou os trabalhos, teve ao seu lado na mesa diretiva: o homenageado Edson Ferreira Moura com a esposa e a mãe, Maria Aparecida Rosa e Edina Maria Moura; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Pablo Lamaro Frazão; o coordenador do Gabinete de Gestão de Crises e Catástrofes do Corpo de Bombeiros, coronel Hélio Loiola Gonzaga; o secretário de Assistência do Bombeiro Militar na Assembleia Legislativa, tenente-coronel Pimenta; o prefeito de Inaciolândia, Cláudio Henrique Caixeta; o superintendente-adjunto da Polícia Científica de Goiás, Antônio Carlos de Macedo Chaves; e o assessor-adjunto da assistência da Polícia Militar, major Janderson da Silva Lago.

Coronel Adailton agradeceu a presença dos bombeiros e dos agentes da Defesa Civil que integraram o Gabinete de Gestão de Crises e Catástrofes e estiveram na missão de colaboração nas enchentes no Rio Grande do Sul, que segundo ele, enfrentaram situações que nunca antes tinham vivido. “Com a força, com a técnica, com a determinação e a vibração que todos nós que vestimos farda contamos, certamente, fizeram seu trabalho, cumpriram sua missão e voltaram com o sentimento do dever cumprido.”  

O deputado pontuou que mesmo os bombeiros que não foram, de certa forma, também colaboraram com a missão, já que a tropa que ficou aqui esteve mais sobrecarregada.

Ele ainda enfatizou a importância da presença dos aprovados no cadastro de reserva do último concurso do Corpo de Bombeiros e se comprometeu a lutar pela nomeação dos aprovados. “Nós estamos em uma condição em que o Estado de Goiás necessita da presença de vocês. Vocês querem estar conosco. Caracteriza economicidade para o Estado de Goiás, muito mais importante do que começar outro certame, com toda a tramitação, que complica, que demora.”  

Justiça

Sobre a concessão do título de cidadania, Adailton disse que o reconhecimento é um apenas uma questão de fazer justiça. “É muito injusto que um cidadão conceda, praticamente, toda sua vida em favor de um Estado, de uma corporação e não seja reconhecido. E esse título vem coroar as ações do coronel Moura, tudo que ele já fez pelo nosso Estado, em todos os locais que ele já trabalhou, enquanto praça da Polícia Militar, depois como oficial combatente, de rua, trabalhando o tempo todo nas ruas do nosso Estado.”

Após receber a comenda que o tornou cidadão goiano honorário, o militar veterano discursou e ressaltou o orgulho e a honra com que recebia o título. Ele agradeceu às pessoas que estiveram com ele durante toda a caminhada e o ajudaram a chegar onde está hoje. “Isso é fruto de toda essa trajetória e, nessa trajetória, teve inúmeras pessoas que contribuíram para que eu estivesse aqui, hoje, recebendo esse título.”

Na sequência da solenidade três oficiais bombeiros integrantes da missão no Estado do Sul foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo.

Antes do encerramento da sessão, todos os agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros que estiveram na missão foram chamados à frente e receberam os cumprimentos de todos os integrantes da mesa. Eles não receberam o certificado na sessão de ontem, porque já foram condecorados com a honraria em outras ocasiões. 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA