Primeiro a discursar na sessão solene em homenagem aos profissionais da cultura, o deputado Mauro Rubem (PT) disse que a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) tem sido um espaço para as manifestações artísticas e que valoriza a cultura do Estado. “Sou da área de saúde e estou nesse setor há 40 anos, mas estou no meu quarto mandato como deputado estadual e fiz um compromisso de incentivar e ajudar no fortalecimento da cultura. Nosso mandato coloca a cultura como um dos temas centrais e a Alego virou uma referência cultural. Sabemos a importância das manifestações culturais e quanto elas impactam na vida de todos.”
Mauro frisou que é preciso abraçar a cultura como uma necessidade, constituindo espaços e disputando orçamentos para o setor. “A cultura é importante. Neste mês de novembro, por exemplo, temos a resistência do povo negro por meio da cultura, a resistência da periferia de culturas urbanas que nós temos e é esse ambiente que queremos saudar”, pontuou.
O parlamentar disse que esse é o momento de incentivar, ainda, mais o setor. “Depois de quatro anos, voltamos a ter o Ministério da Cultura. Voltamos a ter políticas voltadas para a cultura, mas muito tem que ser reconstruído. Vamos buscar recursos federais, ir atrás de orçamento cultural para o setor. O nosso presidente da Alego, Bruno Peixoto, já abraçou o desafio de ter orçamentos direcionados para fortalecer as ações culturais que a Assembleia faz. Porque a cultura é instrumento fundamental para fortalecer a política.”
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias