O deputado Major Araújo (PL) subiu à tribuna durante a Ordem do Dia desta quarta-feira, 23, para contribuir com a discussão acerca do projeto de Bia de Lima (PT) que sugere uma política estadual de incentivo à iniciação da pesquisa científica e estudos nas escolas públicas. Ao ser colocada em votação, a matéria foi emendada por Fred Rodrigues (DC).
Major Araújo elogiou a iniciativa do texto, mas criticou o dispositivo que prevê “a busca por estratégias para incentivar a participação das mulheres e mulheres negras matriculadas na educação básica nos grupos de iniciação na pesquisa científica e estudos”.
Na visão do deputado, o incentivo ao conhecimento científico deve estar vinculado apenas ao mérito dos estudantes. “Sou a favor do estabelecimento de cotas quando há motivo para elas. Mas, na ciência, não é o caso. Precisamos priorizar os que mais estudam e se esforçam, independentemente de gênero ou raça”, explicou.
Como o projeto recebeu emenda em Plenário, voltou à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para nova análise do colegiado.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias