Reconhecimento e agradecimento foram o centro da fala inicial do deputado Lineu Olimpio (MDB), depois que abriu a sessão solene para entrega do Certificado do Mérito Legislativo a integrantes do meio musical goiano, em celebração ao Dia do Músico, 22 de novembro. O evento tem lugar no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, na manhã desta quarta-feira, 6.
Olimpio fez cumprimentos aos integrantes da mesa e agradeceu aos esforços de cada um eles em favorecimento da classe artística, sobretudo os músicos goianos. O parlamentar agradeceu, em especial, o secretário de Estado da Retomada, César Moura. pelo empenho da pasta em manter vivo o setor cultural durante a crise de covid-19 e na retomada das atividades no pós-pandemia.
Na sequência, o parlamentar passou a palavra ao presidente da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), Conselho Regional do Estado de Goiás – A Casa do Músico Goiano, Otoniel Pacheco Ferreira, que discorreu sobre o contexto histórico da música. “A música é uma das profissões mais antigas da humanidade e uma das profissões que tem o maior número de profissionais ativos. O que seria da humanidade sem a música? O criador criou a música para que o homem a usasse para adorá-lo. Então, se até o criador não se viu capaz de viver sem música, quem somos nós para viver sem ela?”.
O homenageado falou, ainda, que as pessoas que vivem de música levam alegria e felicidade aos momentos sociais e de interação humana, mas pontuou que a classe ainda sofre com a desvalorização. “É uma das profissões menos valorizadas. São vários os casos de contratantes que exploram a categoria ou não pagam devidamente. É preciso, com urgência, que a classe musical tenha políticas públicas e leis rigorosas que coloquem nossa profissão como autonomia e dignidade. Por isso agradecemos ao senhor, deputado Lineu, pois sempre que nós o procuramos o senhor nos recebeu e atendeu nossas demandas”, encerrou.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias