Por iniciativa de Karlos Cabral (PSB), o Parlamento goiano comemorou o Dia do Servidor Público (28 de outubro) e o Dia do Servidor do Ministério Público de Goiás (5 de novembro) em sessão solene no sábado, 11. Na solenidade, foram entregues Certificados do Mérito Legislativo a servidores públicos que atuam em Goiás.
O encontro começou com um minuto de silêncio em memória ao falecimento de Domingos e Nilva Picarti, pais de um dos assessores de Karlos Cabral. Em seguida, o poeta Antônio Fernandes de Oliveira recitou poesia em tributo aos homenageados.
Primeiro a discursar, Karlos Cabral iniciou falando de sua honra por ter apresentado o requerimento e poder presidir a sessão que homenageia seus colegas de profissão. O deputado é oficial de Justiça desde 2007 e está licenciado para cumprir seu mandato. “Eu sou, essencialmente, servidor de carreira.”
Nas palavras do parlamentar, o servidor público, que dedica sua vida a prestar serviços para a população, é o verdadeiro responsável pelo funcionamento do estado. Cabral ressaltou sua atuação na Assembleia Legislativa de Goiás, em prol da categoria. “Sei da minha responsabilidade e compromisso. Se hoje estou aqui como deputado, tenho consciência que é pelo apoio de muitos colegas que estiveram comigo ao longo das quatro campanhas para deputado estadual”, afirmou.
Além de presidir a Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos, o deputado tem vários projetos com o mesmo objetivo.
Antes de encerrar sua fala, Cabral fez uma ode à luta contra a perda de direitos dos servidores públicos. Em sua visão, o debate na sociedade costuma colocar o servidor como vilão e responsável por “inchar a máquina pública”, o que, segundo ele, não corresponde à verdade. “Precisamos nos defender, a cada dia mais e de maneira intransigente, o nosso papel e nossa responsabilidade. Vamos enfrentar os desafios que estão por vir e criar um serviço em que a excelência seja regra e que tenhamos um salário digno e visto por todos não como gasto, mas sim investimento.”
Em seguida, o violonista Jean Oliveira fez uma apresentação da música “Jesus alegria dos homens”. Após, a diretora administrativa e de finanças do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Goiás (Sindsmep), Eunice Oliveira, recebeu seu certificado e discursou em nome dos servidores do MP.
A sindicalista destacou a importância de reconhecer o papel dos servidores na garantia do funcionamento pleno do MP. “Hoje é mais que especial porque o momento não é comum. Quando se fala em MP, a primeira imagem que vem é de promotores, mas, hoje, a Casa de Leis dá palanque às vozes que não costumam ser colocadas em evidência.”
A servidora falou sobre a função do MP como representante da justiça social, guardião e fiscal da lei. ”Nós, os servidores da área-meio, somos o primeiro contato da sociedade com o MP. Nós somos profissionais empáticos e dedicados e, hoje, parabenizo pelo zelo com a instituição e com a sociedade em geral”, encerrou.
Após, o servidor público Amélio Alves recebeu seu Certificado do Mérito Legislativo e também discursou. “Nossa categoria é agente de transformação da sociedade e, nos reconhecer, é valorizar a importância do serviço público para a sociedade.”
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Goiás (Sindpúblico), Nylo Sérgio Nogueira Junior, também subiu à tribuna e fez coro às afirmações sobre a relevância do servidor público e sobre a necessidade de lutar pelos direitos da categoria. “No mês de outubro, comemoramos o Dia do Servidor, mas ele não é o único dia de comemoração, todos são. Estamos entregando serviço de qualidade para a população em todas as áreas dos 246 municípios goianos.”
A vice-presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (SindojusGO), Carolina Rosa dos Santos, e o diretor presidente do Sindsmep, Gilclésio Campos, encerraram os discursos da solenidade.
A representante do SindojusGO celebrou o momento de homenagens e frisou que se trata de um lembrete do valor do trabalho dos servidores aos goianos: “O funcionalismo público atua na construção de uma sociedade justa, igualitária e eficiente”.
Gilclésio Campos defendeu a ideia de que os servidores públicos são o elo entre a população e o poder público, tornando as instituições acessíveis a todos. “É um trabalho árduo, muitas vezes invisível e pouco valorizado”, acrescentou. Além de ressaltar a atuação de Karlos Cabral em prol da categoria, o diretor presidente do Sindsmep renovou publicamente seu compromisso na luta pelos direitos daqueles que representa.
Posteriormente, a cerimônia procedeu ao início da entrega dos Certificados do Mérito Legislativo que, após concluída, encerrou a sessão solene.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias