Jataí (Jatahy, no português oitocentista, como era a escrita na época), município da Região Sudoeste de Goiás, foi elevado à condição de cidade pelo Parlamento goiano, por meio da Lei Estadual nº 56, de 31 de maio de 1895, há 129 anos. A sanção foi feita pelo então presidente da Província de Goiás, José Ignácio Xavier de Brito, o que equivale, atualmente, ao cargo de governador.
A matéria foi aprovada no Parlamento em fevereiro daquele ano. Naquela época havia a Assembleia Legislativa Provincial, que existia desde a primeira reforma constitucional brasileira, consubstanciada na Lei Federal nº 12, de agosto de 1832, mais conhecida por Ato Adicional. Elas funcionaram durante todo o período conhecido como Primeira República.
Como registra o texto da lei, José Ignácio Xavier de Brito era tenente-coronel do exército, além de presidente do Estado de Goyaz. Ele ocupou o cargo de 1º de julho de 1893 a 16 de julho de 1895. Em 16 de julho de 1895, Xavier de Brito devolveu o governo a Antônio Caiado, que dois dias depois encerrou o mandato, transmitindo o governo de Goiás ao presidente eleito Francisco Leopoldo Rodrigues Jardim. Antes de ocupar o cargo de “governador”, Xavier de Brito foi eleito segundo vice-presidente de Goiás no pleito realizado em 30 de abril de 1892, em que Leopoldo Bulhões foi eleito presidente do Estado.
O texto ainda diz: “Manda, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução desta lei pertencerem, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contém”.
Hoje Jataí é considerada a capital da produção de grãos e leite de Goiás e o maior produtor nacional de milho. Sua população, conforme censo do IBGE de 2022, é de 105 mil habitantes.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias