O projeto de lei 1565/23, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), estipula a criação da campanha sobre a conscientização dos riscos da automedicação de animais em Goiás. O intuito do legislador é alertar os tutores sobre perigos da automedição em animais sem a devida receita.
Na justificativa, o parlamentar anota que os animais domésticos são parte indissociável da nossa sociedade. Cães, gatos, cavalos, coelhos entre outros fazem parte do nosso cotidiano e assim como nós humanos também adoecem e precisam de cuidado, carinho, atenção e amor.
O deputado registra que temos em nossa cultura a perigosa prática de automedicação em humanos, o que, não raras vezes, pode ocasionar até a morte de pessoas. “Com os animais não é diferente, muitas vezes as pessoas tendem a medicar os animais erroneamente e até mesmo com remédios que humanos usam”, ressalta Gustavo.
O legislador reforça que a medicação animal pode ser perigosa, em vários sentidos desde a adoção com tratamentos nocivos aos animais e até a administração de remédios de forma errada ou pelo tipo de medicação e pela dosagem.
O projeto de lei tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda o relatório do deputado José Machado (PSDB).
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias