Um grupo composto por diversos departamentos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, nesta segunda-feira, 22, mais uma etapa de estudo do mapeamento dos processos legislativos que tramitam na Casa, por meio do Alego Digital.
Implantado no Poder Legislativo estadual em 2023, o sistema já conta com oito fluxos estruturados e disponíveis para a utilização dos servidores, de acordo com o gerente de projeto da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) da Alego, Adaildo Vale. Outros sete processos, considerados principais, estão em fase de mapeamento.
Nesta etapa, o grupo discute todas as possibilidades de tramitação existentes. “Cada etapa do processo é mapeada, para definir um rito. Desde a criação dos projetos nos gabinetes, passando pelo protocolo e suas seguintes fases de atividades e ações, bem como apreciação em comissões, votação em Plenário, até a etapa final”, explicou Adaildo.
Segundo o consultor de processos e sistemas da Ágape Consultoria, Daniel Aquino, além do mapeamento interno, que possibilita a visualização, de forma detalhada, dos projetos da Casa de Leis, o Alego Digital disponibiliza outras várias funcionalidades.
Uma delas é referente ao mapa de proposições, onde é possível consultar, no perfil biográfico de cada deputado, na plataforma, os projetos apresentados pelo parlamentar em determinadas regiões e cidades do Estado. Ao clicar no ícone disponibilizado no mapa, o teor dos projetos apresentados, referentes àquela localidade, são abertos para visualização, com acesso para consulta detalhada de sua respectiva tramitação na Alego.
Aperfeiçoamento
De acordo com a secretária-adjunta de Consolidação de Legislação da Diretoria Parlamentar, Neolete Freitas, a plataforma encontra-se em fase de “refinamento”, com o intuito de ampliar os serviços oferecidos.
“Iniciamos o trabalho em julho do ano passado, para lançar o Alego Digital. Depois, trabalhamos para correções imediatas e, posteriormente, para planejar os processos futuros. Estamos, agora, na reta final, trabalhando para que o caminho dos processos fique totalmente refinado”, pontuou Neolete. “Antecipamos os processos de urgência e estamos, agora, mapeando o restante dos projetos e suas diversas possibilidades”, salientou a secretária de Apoio Parlamentar, Sandra Maria de Azevedo.
Alego Digital
Instituído no Parlamento goiano em setembro de 2023, o Alego Digital tem o objetivo de proporcionar a tramitação de todos os processos internos da Casa de Leis de forma on-line e, assim, garantir maior transparência à população goiana.
O objetivo é desburocratizar o acesso aos projetos, levar transparência ao público, bem como eliminar o papel e dar maior celeridade à tramitação de matérias. “Com as novas ferramentas tecnológicas implementadas, estamos elevando o Legislativo goiano a um novo patamar”, frisou o presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto, em balanço referente à plataforma.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias