InícioAlegoGovernador sanciona lei que modifica consignações em folha de pagamento de servidores

Governador sanciona lei que modifica consignações em folha de pagamento de servidores

Recebeu sanção do governador Ronaldo Caiado (UB) e está no Diário Oficial do Estado de Goiás a Lei Estadual nº 22.709, que altera a Lei nº 16.898, de 26 de janeiro de 2010, a qual dispõe sobre as consignações em folha de pagamento dos servidores civis e militares, ativos e inativos, e pensionistas do Poder Executivo estadual. A proposição da própria Governadoria tramitou na Assembleia Legislativa como processo nº 10217/24.

A mudança, no artigo 7º, aumenta de 96 para 144 meses o parcelamento referente à contratação de créditos consignados em folha de pagamento, bem como empréstimos, financiamentos, consórcios ou arrendamentos imobiliários, cuja contratação objetivou a aquisição de bem imóvel por servidor civil ou militar.

Na exposição de motivos, o Governo justificou que a medida é necessária para garantir o acesso ao crédito consignado para os servidores do Estado. Destacou-se que, atualmente, no Poder Executivo goiano existem mais de 17 mil servidores com a margem consignável negativa e outros 21 mil que estão utilizando entre 80% e 100% de sua margem consignável com algum empréstimo. Dessa forma, há mais de 38 mil servidores sem acesso ao crédito consignável no Estado.

A Governadoria salienta que, com a alteração do limite de parcelas de 96 para 144 meses, pretende-se proporcionar condições para que os referidos servidores, caso queiram, tenham a possibilidade de prolongar seus contratos de empréstimos consignados vigentes e voltem a ter acesso ao crédito consignado em folha de pagamento. A pasta ressaltou, ainda, que a medida não ocasionará a criação nem o aumento de despesa e não trará nenhum prejuízo aos servidores.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA