O deputado Antônio Gomide (PT) protocolou nesta semana na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 7120/21, cujo propósito é criar o mês “Goiás sem queimadas”, a ser realizado anualmente em agosto, com a finalidade de gerar conscientização e combate aos incêndios e queimadas no estado.
Segundo o texto da matéria, o “Goiás sem queimadas” passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado, além de incluir ações voltadas para a promoção de palestras, seminários, ações educativas, e outras atividades ligadas ao tema, a fim de conscientizar a população sobre como proceder em caso de incêndios e como evitá-los.
Gomide lembra que o mês de agosto é o mais crítico do ano quando o assunto é queimadas, e, por isso, faz todo sentido a escolha desse mês como período tempestivo para as ações de conscientização e combate a incêndios no estado.
Esse período, lembra ele, é caracterizado pela baixa umidade do ar e aumento nos ventos, fatores que favorecem a ocorrência de focos de incêndio. “Além das condições favoráveis à queimada, há ainda a falta de conscientização da população, já que a maior parte dos incêndios é provocada por ações humanas.”
O parlamentar reforça, ainda, que os impactos das queimadas, de modo geral, são prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana, gerando destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, além de emitirem gases poluentes e fumaça, que causam prejuízos à saúde do ser humano quando inalados imediatamente.
“Assim, em razão das inúmeras e graves consequências que atitudes incorretas podem causar ao meio ambiente, é preciso promover ações educativas com a finalidade de prevenir e combater incêndios, para garantir o bem-estar e a segurança da população”, concluiu Antônio Gomide.
O projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuído para a relatoria de um deputado.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias