InícioAlegoFormação continuada para professores da rede pública será votada pela Comissão...

Formação continuada para professores da rede pública será votada pela Comissão de Educação nesta terça, 29

Presidida pela deputada Bia de Lima (PT), a Comissão de Educação se reúne nesta terça-feira, 29, para apreciar dois projetos de lei e distribuir outros dois para relatoria de membros. O encontro será às 13 horas, na sala de comissões do Parlamento goiano.

Os dois textos aptos à votação são assinados pela presidente do colegiado. O de nº 604/23 propõe instituir o programa de desenvolvimento profissional para a educação básica em Goiás. O intuito é oferecer formação continuada e capacitação para os professores da rede pública estadual, fundamental para garantir a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da educação. A deputada Vivian Naves (Progressistas) emitiu parecer pela aprovação da iniciativa.

A outra matéria, nº 193/23, sugere ampliar o rol de membros que compõem o Fórum Estadual de Educação. Para isso, pleiteia alteração na Lei Complementar n° 26/98. A novidade, explica Bia, visa “ampliar o debate” e consolidar o Fórum “como órgão de articulação com a sociedade com o intuito de estudar, discutir e propor soluções alternativas para o desenvolvimento da educação, cultura, ciência e tecnologia”. O relatório favorável é assinado pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade).

Distribuições

A inclusão de “ética e cidadania” como conteúdo transversal no currículo das redes pública e privada de ensino em Goiás é uma das propostas que será distribuída para relatoria no colegiado. Conforme o texto, o tema deverá abordar princípios de moralidade e civilidade.

A propositura foi protocolada em conjunto por Amauri Ribeiro (UB), Fred Rodrigues (DC) e Issy Quinan (MDB). Os parlamentares apontam como finalidade o “fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana, o aprimoramento do caráter e o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando o bem comum”.

Já a outra sugestão é assinada por Antônio Gomide (PT) e busca criar a “Escola em Ação“, a qual incentiva a abertura de unidades da rede estadual de educação à comunidade para a prática de esportes, atividades recreativas e culturais nos finais de semana.

A intenção, afirma Gomide na justificativa, é, ao ofertar o espaço de lazer e cultura, ampliando o diálogo, a cooperação e integridade entre alunos e comunidade, promover a melhoria e qualidade de vida da população que se encontra em vulnerabilidade social.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA