InícioAlegoFolia de reis de Itaguari pode figurar no calendário oficial por proposição...

Folia de reis de Itaguari pode figurar no calendário oficial por proposição de Wagner Neto

O deputado Wagner Neto (Solidariedade) é autor do projeto de lei n° 1822/23, que visa incluir a folia de reis, que ocorre no município de Itaguari, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.

A folia de reis é uma manifestação de expressão cultural popular que faz parte do ciclo natalino, sendo realizada geralmente de 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se comemora o nascimento de Cristo, por meio do festejo. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan, 2018), as folias de reis são manifestações religiosas, folclóricas que acontecem pelo interior do País com maior evidência em pequenas cidades ou nas zonas rurais.

Em Itaguari, as festas de folias de reis remontam do século XIX. Nelas são realizados cinco festejos de reis: folia goiana, folia mineira, folia do brejo grande, setembro ou temporada e dos compadres. Em justificativa ao projeto, o parlamentar ressalta que o evento persiste com elementos vivos da cultura, que fortalecem a cidadania, pois nelas estão presentes elementos relacionados aos saberes populares e celebrações tradicionais, entre os quais se destacam as técnicas de confeccionar a bandeira, organização do altar, a cantoria, orações e bailes.

Além disso, movimenta toda a cidade em diversos aspectos: econômico, político, lúdico, religioso e social, em que se incluem elementos de solidariedade, sociabilidade e reciprocidade. Outros aspectos relevantes são as várias toneladas de alimentos doadas pela população local e demais devotos que deixam suas ofertas como agradecimento às graças recebidas, ou, simplesmente, por devoção, sendo destinadas a famílias necessitadas.

A matéria está apta à deliberação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, se obter o aval de constitucionalidade, passará pela análise da comissão de mérito e do Plenário da Casa de Leis.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA